por volta das 16 horas da tarde já centenas de pessoas, entre familiares, amigos e adeptos, esperavam pelo desembarque da comitiva portuguesa que acabara de aterrar do seu voo proveniente da colômbia onde a selecção sub-20 se sagrou vice-campeã do mundial.
fotogaleria: a recepção efusiva aos jogadores à chegada a lisboa.
os jogadores foram saudados com gritos de euforia e aplausos, à medida que iam aparecendo no corredor que se formou à saída das portas de desembarque do aeroporto da portela, em lisboa.
os mais solicitados para fotografias e autógrafos foram nelson oliveira, cédric soares e mika. a jovem tríade portuguesa seguiu depois para uma conferência de imprensa, que serviu de primeira reacção à derrota com o brasil, na madrugada de domingo, na final do mundial de sub-20, duas décadas depois da vitória da ‘geração de ouro’ no estádio da luz.
vários jogadores frisaram estar surpreendidos pela apoteótica recepção que foi montada no aeroporto lisboeta. por outro lado, ilídio vale, seleccionador que orquestrou a bem sucedida campanha portuguesa, enfatizou a qualidade dos seus jogadores, ao realçar que esta foi «reconhecida mundialmente».
tanto jogadores como seleccionador esperam que o êxito no mundial possa abrir novas portas e oportunidades aos jovens lusos nos clube da primeira liga portuguesa.
jogadores como danilo ou pelé, à falta de espaço em portugal, estão já a representar clubes italianos, enquanto que outros como nelson oliveira, roderick ou cédric lutam para obter espaço nos clubes onde se formaram. os dois primeiros regressaram ao benfica, mas o segundo foi já emprestado pelo sporting à académica de coimbra.