uma aposta inovadora da quinta do portal marca o arranque de uma nova categoria de vinhos: o douro doce. referimo-nos ao portal fémina branco, um vinho douro doce que vai ao encontro de consumidores que prefiram néctares mais leves e de mais baixo teor alcoólico, caso deste que apresenta 11,2%.
pode dizer-se que é um vinho vocacionado para um dia de festa ou para acompanhar um cocktail, antes ou depois da refeição. nos finais de tarde, nada melhor do que um brinde ao pôr-do-sol na companhia de amigos, enquanto se degusta este fémina.
o enólogo que o assinou, paulo coutinho, defende que é um vinho direccionado para um público mais jovem (20/35 anos), que procura novos sabores. mas eu arrisco acrescentar que este portal fémina branco é igualmente um desafio para palatos mais maduros, colhendo especialmente os louvores do público feminino.
produzido a partir das castas moscatel (85%) e viosinho (15%), transmite-nos uma perfeita harmonia em termos de aroma, mas também ao nível da sua acidez. é um vinho leve, fresco e sedutor, engarrafado entre fevereiro e março deste ano, chegando ao mercado 9.000 garrafas.
sirva-o bem gelado e conserve-o no frigorífico de forma a manter as suas qualidades originais. e que a festa seja um êxito!
jose.moroso@sol.pt