Dragão contra tiki-taka

O Principado do Mónaco será hoje palco (às 19h45, na RTP1) do embate entre as duas equipas que conquistaram os dois maiores troféus do futebol europeu na época passada. O FC Porto herdado por Vítor Pereira, vencedor da Liga Europa ainda com André Villas-Boas ao leme, defronta o tiki-taka mecanizado de Pep Guardiola, o já…

o duelo ibérico na supertaça europeia traz consigo um extenso historial de conquistas partilhado entre as duas equipas. os últimos 30 anos fizeram do fc porto o clube português mais consagrado a nível internacional, com títulos a dobrar na liga dos campeões, na liga europa e na taça intercontinental, a somar a outro na supertaça europeia.

mas se o historial portista impera em portugal, é vergado na catalunha. o barcelona conta no seu expositor com quatro ligas dos campeões, quatro taças das taças, três taças das cidades com feira, um mundial de clubes e três supertaças europeias.

das galerias de troféus para o relvado, o fc porto terá pela frente um poderoso barça que, sob o comando de guardiola, tem estado no topo do mundo. até o real madrid de josé mourinho procura há mais de um ano a fórmula para travar o tiki-taka enraizado desde cedo nas camadas jovens dos catalães.

elogios de guardiola

o último exemplo do poderio de messi, xavi e companhia surgiu na vitória por 5-0 sobre o nápoles, no troféu joan gamper, em camp_nou, segunda-feira. «estamos mais sintonizados para a supertaça europeia», disse, no final, guardiola, que ontem alertou para o facto de o barça defrontar «uma das melhores equipas do mundo» no estádio louis ii: «quando olhamos para o fc porto, vemos que eles fazem tudo bem».

os ‘dragões’ contam por vitórias as partidas oficiais já disputadas esta época, incluindo a da supertaça nacional – que o barcelona também conquistou. agora encontram-se na ‘europeia’, no oitavo duelo entre os dois clubes. os anteriores dão um saldo de quatro triunfos para os blaugrana e três para os portistas, que equilibram a balança se vencerem hoje.

diogo.pombo@sol.pt