segundo as contas do sol, a tap perdeu 30,4 euros por cada pessoa que transportou, o maior rácio de perdas entre as principais empresas do sector a nível europeu (ver tabela).
a polaca lot conseguiu alcançar a maior rentabilidade média por passageiro nos primeiros seis meses do ano. a iag – fusão entre a britânica british airways e a espanhola iberia – e a escandinava sas fecham o pódio das transportadoras aéreas mais rentáveis. as restantes empresas viram os seus resultados no ‘vermelho’.
«uma das principais fontes de receita para o sector são as viagens em executiva e portugal não é forte economicamente», contrapõe fonte oficial da tap.
a empresa nacional registou prejuízos de 137 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, mais 58 milhões do que em igual período de 2010. os resultados pioraram devido ao aumento dos preços do petróleo, garante a administração de fernando pinto.
onde se perdeu esse dinheiro?
«o aumento dos preços do petróleo fez com que a tap tenha atingido um custo total de 325 milhões de euros com combustível no primeiro semestre de 2011, mais 97 milhões do que em igual período de 2010, isto é, mais 43%», justificam os responsáveis da empresa.
de acordo com a associação internacional de transportadoras aéreas (iata), o preço do jet fuel – combustível utilizado pelas companhias de aviação – aumentou 43% nos últimos 12 meses.
retirando o agravamento dos prejuízos em 97 milhões provocado pelo aumento do jet fuel, a tap ainda assim perderia 50 milhões de euros na primeira metade do ano.
a maior parte desses prejuízos deve-se à operação de manutenção e engenharia de aviões que a tap detém no brasil (m&e brasil), o negócio, adquirido à brasileira varig em 2005, gerou perdas de 30 milhões de euros em seis meses, «números que estão em linha com os do ano passado», segunda a empresa. contudo, no início do ano, a empresa previa gerar lucros pela primeira vez com esta operação. um cenário que agora está cada vez mais afastado.
já na operação de m&e em solo nacional, a tap teve menos 10 milhões em receitas do que no ano passado, devido à menor procura por parte de companhias estrangeiras.
mas nem tudo tem sido negativo para as contas da empresa nacional. as receitas do grupo cresceram 10% para os 1,1 mil milhões de euros e o número de passageiros este ano deverá atingir um número histórico: os 10 milhões, mais 10% do que em 2010.
groudnforce melhora mas perde 7,3 milhões
depois de um violento processo de encerramento, em faro, da operação da groundforce, empresa de handling – que deixou 300 trabalhadores no desemprego –, a tap conseguiu reduzir em cinco milhões de euros as perdas no semestre com a companhia que está à venda. as perdas ficaram nos 7,3 milhões, contra 10,5 milhões previstos para a totalidade do exercício.
os restantes prejuízos ficam a dever-se à sazonalidade, pois historicamente a tap sempre foi mais forte na segunda metade do ano.
identificado o tumor e as suas metástases, a administração da tap não descarta a possibilidade de curar o paciente até ao final do ano.