criada em janeiro de 2002, a encosta longa deu continuidade aos processos tradicionais de uma velha adega onde se produzia vinho do porto e vinho de mesa. a localização das suas vinhas, na sub-região do cima corgo, mais precisamente no concelho de s. joão da pesqueira, beneficia do clima quente e seco da zona, da presença de dois rios, o douro e o torto, e da protecção que lhes é conferida pelos conjuntos montanhosos.
plantadas em solo xistoso, as castas brancas de que hoje falamos encontram-se em vinhas de cota mais alta, locais estes que são mais frescos e de onde se obtêm mostos com boa acidez e muito aromáticos.
o nosso vinho de hoje é o encosta longa branco reserva de 2010, feito a partir das castas fernão pires, rabigato, malvasia e síria. com uma tonalidade citrino brilhante, tem um aroma muito perfumado, que faz recordar o ananás e a lima. o seu paladar é muito envolvente e na boca apresenta uma boa acidez com um final longo. não teve qualquer estágio em madeira e apresenta um teor alcoólico de 12,77 %.
com a assinatura da enóloga responsável pelos vinhos da encosta longa, teresa batista, este branco reserva de 2010 deve ser apreciado a uma temperatura entre os 8 e os 10º c e mostra-se uma boa escolha para acompanhar peixes finos ou ainda carne de aves na grelha. l
jose.moroso@sol.pt