Uma coroa d’ouro digna de Mesa Real

A Poças arrancou na década de 90 do século passado com a produção de vinho DOC Douro e assume cada vez mais uma vertente exportadora.

em 1918, manoel domingues poças júnior dava início a uma empresa familiar dedicada ao comércio de aguardente vínica para fornecimento do sector do vinho do porto, passando a apostar neste vinho em 1934.

era preciso esperar até aos anos 90 do século passado para a empresa partir para a aposta da produção de vinho doc douro.

dispondo de três quintas (quinta das quartas, quinta de santa bárbara e quinta de vale de cavalos), é desta última – com 51 ha e sofisticado sistema de rega gota-a-gota sobre o solo xistoso para fazer face às frequentes secas da região – que saíram as uvas para a produção deste coroa d’ouro branco 2010.

o vinho apresenta uma suave cor amarelo palha e o aroma deixa-nos uma forte impressão a notas tropicais, mel e maracujá. o seu paladar é fresco e tem uma acidez equilibrada.

com um teor alcoólico de 13,21% é ideal como aperitivo, mas também acompanha queijos leves e pratos delicados de aves, além de peixe e marisco. l

jose.moroso@sol.pt