Lisboa: noite para celebrar a moda e fazer grandes compras

É hoje a grande noite das compras. Numa altura de crise, que jeito dão os descontos. A Vogue Fashion’s Night Out 2011 vai acontecer das 19 às 23 horas em vários pontos do globo (Nova Iorque, Tóquio, Londres, Milão, Paris, Rio de Janeiro, Madrid e pela primeira vez Sidnei), e em Lisboa, claro.

na avenida da liberdade, rua castilho, príncipe real e no chiado, lojas, bares e até cabeleireiros vão ficar abertos até mais tarde. com descontos que vão até aos 50%, promoções, cocktails e venda de artigos exclusivos para marcar a diferença, nesta noite, quem ganha é a moda. cerca de 150 lojas participam este ano. o mais fácil é recorrer ao guia do evento, disponível nas lojas, e fazer um roteiro como se de um turista se tratasse.

o que vai acontecer nos diferentes pontos do evento?

avenida da liberdade:

a carolina herrera apresenta uma nova edição da mala matryoshka e a burberry vai oferecer uma mala ao comprador que der mais folga ao cartão de crédito. ermenegildo zegna fará gravatas presencialmente e por medida a cada cliente. a loja fly london terá «montras vivas» com manequins e a presença de um dj, com descontos e uma oferta especial aos clientes.

a longchamp vai mais longe e monta um estúdio fotográfico – a cliente que vencer o concurso de fotografia recebe a nova mala da marca. a loja da d&g vai ter animação ao vivo, sendo que músicos com reportórios dos anos 80 e 90 vão despertar os clientes. num registo mais calmo, a kalma vai ter música jazz ao vivo.

chiado:

é um ponto de passagem obrigatório para quem sair à rua nesta noite. a benetton vai realizar um passatempo no seu blogue, no qual os clientes podem ganhar t-shirts do evento e acessórios da marca. o bairro alto hotel transforma o café-bar numa loja de moda com produtos dos estilistas alves/gonçalves, que terão também uma exposição no museu do traje.

a blanco vai oferecer aos clientes malas amigas do ambiente, assinadas pelo ilustrador iván soldo. a hugo boss quer é festa, e vai ter muita música e movimento, com bailarinos, manequins e cocktails à mistura. mas como só isso não chega, vai sortear presentes para os clientes. a gardenia apresenta um desfile da nova colecção outono-inverno. o cabeleireiro griffe hairstyle vai estar aberto e a dar asas às tesouras por apenas 15€ o corte, exclusivamente para o evento.

a marca portuguesa lanidor vai realizar um cocktail, enquanto que a kiehl’s vai servir um buffet à moda nova iorquina. a massimo dutti oferece um souvenir especial de edição limitada. na sephora acontece a apresentação exclusiva para portugal do perfume diane, da aclamada diane von fustenberg. a dupla de designers storytailors apresenta no seu atelier uma performance surpresa de burlesco.

a stradivarius criou uma colecção exclusiva de roupa e sapatos para esta noite e ajuda ao glamour disponiblizando um stand de maquilhagem. tony & guy, conhecido ‘hairsalon’, faz consultadoria de imagem para penteados e maquilhagem ao longo do evento. nuno baltazar inaugura uma pop-up store nas galerias nr.º 60 da rua garrett, que estará aberta até dia 10 de setembro.

uma das grandes novidades é que agora pode beber, com cautela é certo, e não acordar no dia seguinte com olheiras assustadoras. o spa bar, na rua anchieta, vai servir ‘mojitos’ anti-olheiras e ‘margaritas’ que até combatem a celulite. esta é uma inicitiva da loja organii, especializada na produção de cosméticos biológicos. tem sempre a hipótese de travar o envelhecimento da pele com os famosos ‘cosmopolitans’ e cocktails não alcoólicos, que a ajudam a ficar sem rugas. a melhor parte? o spa bar vai divulgar as receitas destes néctares de juventude.

príncipe real:

a loja d’ici et là vai ter um batalha de styling, claro está. dois bloggers convidados vão disputar o pódio e cada um vai vestir uma manequim, sendo que quem escolhe o vencedor são os clientes. o espaço b realiza a exposição “a moda em livros / livros de moda” e também vai apresentar uma instalação e a actuação dos musa work lab.

rua castilho

gerard darel homenageia o fado com a criação de um cenário tipicamente português. nesta loja os clientes vão poder provar  produtos típicos nacionais. a loja das meias oferece uma sessão de maquilhagem e a stivali remete-se ao silêncio – a surpresa que tem na manga apenas será revelada mais logo.

como chegar?

para circular com maior facilidade entre as quatro zonas do evento, a organização pensou em tudo e disponibiliza dois autocarros: os fashion bus. nos transportes também se vai celebrar a moda, com a presença de manequins das agências best models, central models, elite lisbon, face models, just models, karacter e l’agence. vão estar disponíveis de forma ininterrupta ao longo de todo o evento. nestes autocarros os bilhetes são gratuitos.

pode apanhar os fashion bus nas seguintes paragens:

fashion bus 1 – avenida e castilho

paragem 1 – paragem ascendente junto teatro tivoli (paragem terminal)

paragem 2 – paragem rua castilho em frente ao hotel vip diplomático

paragem 3 – paragem marquês de pombal junto ao parque eduardo vii

paragem 4 – paragem descendente restauradores em frente à loja do cidadão

paragem 5 – paragem ascendente restauradores em frente aos ctt

fashion bus 2 – chiado e príncipe real

paragem 1 – paragem cais do sodré junto ao rio em frente às oliveiras (paragem terminal)

paragem 2 – paragem rua da misericórdia em frente ao teatro da trindade

paragem 3 – paragem miradouro são pedro na rua da s.pedro de alcântara

paragem 4 – paragem jardim príncipe real

resta saber se a crise não vai afectar o espírito consumista dos portugueses. mas mesmo para quem não quer gastar dinheiro, há motivos de sobra para visitar as zonas do evento.

mailto:online@sol.pt