o troço évora-elvas vai reduzir o tempo de transporte de mercadorias entre sines e badajoz das oito horas actuais para 4h30m, segundo dados da refer. o investimento estimado é de 222 milhões de euros para os 92 quilómetros de linha e o projecto será apresentado à delegação do ministério do fomento espanhol, que este mês se desloca a lisboa para discutir o projecto de alta velocidade.
a construção desta ligação está incluída no contrato da linha de alta velocidade poceirão-caia, adjudicado por 1,7 mil milhões de euros ao consórcio liderado pela soares da costa e pela brisa. contudo, devido à indefinição política, as obras estão completamente paradas, incluindo neste troço, disse ao sol o ceo da soares da costa.
apesar das pressões por parte de madrid e de bruxelas, a alta velocidade será adiada sine die, tal como o sol avançou na edição de 29 de julho. «a alta velocidade será adiada, porque neste momento não há dinheiro para avançar com o projecto», disse ao sol a mesma fonte. «insistimos com as autoridades espanholas para chegarmos a um acordo em relação à linha de mercadorias, pois é o que nos interessa para colocarmos os nossos produtos no estrangeiro. o ministro espanhol concordou», acrescentou.
contudo, o projecto irá sofrer mais alterações: a nova estação de évora fica apenas no papel e a linha será construída em bitola (espaço entre carris) universal e não em bitola ibérica, apenas utilizada em portugal e espanha. com isto, o governo consegue cortar em metade o custo da empreitada, inicialmente estimada em 500 milhões.