Fúria de Williams pode valer suspensão das provas de Grand Slam [vídeo

O corte central do US Open proporcionou uma estreia e o rastilho de uma polémica, e tudo na final feminina do último Grand Slam da temporada. Samantha Stosur levou a melhor sobre Serena Williams em dois sets, mas a intempestividade da norte-americana durante a partida poderá valer-lhe uma suspensão no circuito mundial.

primeiro a polémica. no seu jogo de serviço que abriu o segundo set, williams procurava recuperar a desvantagem que stosur lhe tinha imposto no set inaugural da final, que terminou em 6-2 a favor da australiana, lembra o the guardian.

serena williams gritou «vamos lá» imediatamente a seguir a enviar uma forte pancada de direita, mas antes da sua adversária ter tempo para sequer tocar na bola. stosur apenas conseguiu tocar ao de leve na bola, o problema, aqui, foi o grito de williams, que a árbitra da partida considerou faltoso.

eva asderacki, árbitra do encontro, considerou que o grito foi proferido antes de stosur ter dado – ou pelo menos tentado -, uma resposta à pancada de williams, e portanto atribui o ponto à australiana, que assim quebrou o serviço da sua adversária e colocou o marcador em 1-0 a seu favor logo a abrir o segundo set.

vídeo: o grito e a fúria de williams face à decisão da árbitra na final do us open.

a decisão da árbitra espoletou uma reacção intempestiva em serena williams, que se dirigiu à responsável com palavras de revolta. a bbc avançou com algumas palavras que a tenista terá dito após a decisão de asderacki. «estás fora de controlo, és uma odiosa e feia por dentro», palavras às quais se seguiriam diversas outras, por vezes em jeito de provocação.

«posso beber água? ou também vou ser punida por beber água? não olhes sequer para mim», terá dito williams, num momento de descanso entre as partidas, onde as tenistas habitualmente vão ao seu banco para descansarem e se hidratarem.

polémica à parte, samantha stosur conquistou a seu primeiro título de grand slam e foi a primeira tenista australiana a conquistar a prova norte-americana desde 1973. por outro lado, e agora falando na polémica, o comportamento de serena williams poderá valer-lhe uma multa e até uma suspensão das provas de grand slam.

o caso ganhar acrescida polémica pois, em 2009, williams tinha já sido protagonista de um caso semelhante frente a kim clijsters, igualmente no us open. na altura, a tenista foi multada em 60 mil euros e recebeu o aviso de que seria suspensa das provas de grand slam do circuito se, de acordo com o site oficial da eurosport, voltasse a cometer uma «ofensa de maior» nos dois anos seguintes.

diogo.pombo@sol.pt