os minhotos entraram com um ritmo forte na partida e partiram desde cedo para o ataque, encostando os ingleses à sua área nos 10 minutos iniciais. ao quarto minuto, elderson recebeu uma bola de hélder barbosa no flanco esquerdo e esperou até a devolver, com um cruzamento, para o português rematar de primeira e fazer um golo de belo efeito.
cerca de um minuto antes, porém, o birmingham foi o primeiro a criar perigo, com uma jogada rápida de contra-ataque a colocar rooney diante quim, mas o médio britânico atirou ao lado.
até ao final dos primeiros 45 minutos o braga procurou controlar o encontro, apesar dos ingleses tentarem acelerar o ritmo cada vez que atacavam a área minhota. apesar de alguns sustos em lances de bola parada, o guarda-redes quim não tem tido problemas de maior.
a segunda parte trouxe mais do mesmo. os ingleses a correrem atrás do prejuízo e os bracarenses a procurarem manter o domínio do jogo. aos 58 minutos a tarefa ficou facilitado com novo golo. elderson outra vez na jogada, a cruzar da esquerda para a entrada de nuno gomes que, com um toque, serviu lima para uma finalização de primeira, com o forte remate ainda a bater na barra.
assim, e com cerca de meia hora para o final da partida, os minhotos aumentavam a vantagem no marcador. a partir daqui, os ingleses pressionaram mais e encostaram os portugueses à sua área, criando algumas situações de perigo, sob embalo do público local.
quim teve um par de boas defesas a evitar o golo do birmingham mas, aos 70 minutos, os ingleses viriam mesmo a reduzir a desvantagem por intermédio de marlon king. daí em diante, o ingleses embalaram ainda mais para o ataque, deixando a defesa exposta a eventuais ataques rápidos dos bracarenses.
e foi precisamente num contra-ataque que o braga mataria o encontro. ao minuto 87, carlão isolou-se pelo flanco direito e colocou depois um passe rasteiro para a área, onde apareceu hélder barbosa a rematar, de pé direito, para o fundo das redes ingleses.
o encontro terminaria pouco depois, e o braga garantiu a liderança do grupo, embora partilhada com o club brugge, que na outra partida do grupo venceu, em casa, os eslovenos do maribor por 2-0.
eis os resultados das restantes partidas da primeira jornada da fase de grupos da liga europa:
grupo a
paok 0 – 0 tottenham
shamrock rovers 0 – 3 rubin kazan
grupo b
hannover 0 – 0 standard de liège
copenhaga 1 – 0 vorskla
grupo c
hapoel tel-aviv 0 – 1 rapid bucareste
psv 1 – 0 legia sófia
grupo d
zurique 0 – 2 sporting
lazio 2 – 2 vaslui
grupo e
dinamo de kiev 1 – 1 stoke city
besiktas 5 – 1 maccabi tel-aviv
grupo f
slovan bratislava 1 – 2 atlético bilbao
psg 3 – 1 salzburgo
grupo g
az alkmaar 4 – 1 mälmo
áustria de viena 1 – 2 metalist
grupo h
birmingham city 1 – 3 sporting de braga
club brugge 2 – 0 maribor
grupo i
atlético madrid 2 – 0 celtic
udinese 2 – 1 rennes
grupo j
steua bucareste 0 – 0 schalke 04
maccabi haifa 1 – 0 aek larnaca
grupo l
anderlecht 4 – 1 aek atenas
stürm graz 1 – 2 lokomotiv de moscovo