Reforços dão vitória ao Sporting em Zurique

O Sporting venceu esta quinta-feira o Zurique por 2-0 com golos de Emiliano Insúa e Van Wolfswinkel, ambos marcados na primeira parte. Os ‘leões’ deram assim início à fase de grupos da Liga Europa com uma vitória, a segunda consecutiva da época.

domingos paciência surpreendeu ao escalar de início andré carrillo, peruano que assim faz a sua estreia, e logo a titular, pelos ‘leões’. o jovem colocou-se ao lado de van wolfswinkel na frente de ataque, com o diego capel e bruno pereirinha a fazerem as alas num meio campo com quatro elementos, com rinaudo e schaars no centro.

o golo inaugural surgiu na sequência de um livre batido pelo holândes schaars na direita, logo aos quatro minutos. o argentino emiliano insua apareceu ao primeiro poste a desviar a bola, e estreou-se assim a marcar pelo sporting.

a reacção do zurique aconteceria 12 minutos depois fruto de um erro da defensiva leonina, a fazer recordar o encontro do último fim-de-semana, em paços de ferreira. o norte-americano onynewu fez um passo atrasado que o guarda-redes rui patrício agarrou. árbitro apitou falta e livre indirecto para os suíços, que aproveitaram para enviar a bola à barra da baliza.

mas os ‘leões’ voltariam a marcar aos 21 minutos. jogada de ataque conduzida pelo flanco esquerdo, hoje muito activo, com schaars a desmarcar insua, com este depois a cruzar rasteiro para o interior da área onde apareceu van wolfswinkel a desviar. segundo jogo consecutivo a marcar do holandês.

a segunda parte trouxe um sporting menos agressivo e mais a procurar controlar os ritmos do encontro. o zurique, por outro lado, embalou-se mais para o ataque e passou a pressionar mais alto os ‘leões’, desde trás, com os centrais leoninos a serem muitas vezes obrigados a optar por bolas longas para o ataques.

aos 57 minutos, o ataque dos suíços enviou uma bola ao poste e, aos 76, foi o defesa esquerdo ricardo rodríguez que voltou a enviar uma bola à barra da baliza de rui patrício, à semelhança do que tinha feito na primeira parte.

estes lances acordaram a equipa de domingos paciência, que procurou a partir daí saídas mais rápidas em contra ataque, obrigando os jogadores suíços a cometerem muitas faltas. o zurique terminou a partida, de resto, com metade da equipa amarelada.

a entrada de andré santos, primeiro, e evaldo, depois, deu maior consistência defensiva ao sporting, que ainda dispôs de uma oportunidade para ampliar o marcador, com diego rubio, que substituira van wolfswinkel, a atirar ao lado já no interior da área.

o sporting arrancou assim a primeira vitória europeia na fase de grupos da liga europa e a segunda consecutiva da temporada. os ‘leões’ rubricaram uma exibição consistente e dominadora, e evidenciou uma boa capacidade de pressionar alto a saída de jogo do adversário.

sinais positivos deixados no primeiro encontro da fase de grupos, apesar do sporting ainda ter sofrido em alguns momentos da segunda parte, quando o zurique mais procurou aproximar-se da baliza de rui patrício.

no outro jogo do grupo, a lazio foi surpreendida e empatou em casa com o vaslui a duas bolas.

diogo.pombo@sol.pt