Motor do Porto encrava e cede nulo perante o Feirense

O FC Porto empatou esta noite frente ao Feirense e cedeu os primeiros pontos da época à quinta jornada. Os ‘dragões’ remataram três vezes ao ferro mas permitiram que os homens da casa chegassem várias vezes com perigo à baliza de Hélton. James Rodríguez foi expulso e falhará o embate frente ao Benfica, na sexta-feira.

de início, foram várias as alterações realizadas pelo técnico vítor pereira. os ‘dragões’ entraram em campo com mangala a estrear-se no eixo da defesa ao lado de rolando. mais à frente, freddy guarín e fernando belluschi juntaram-se a joão moutinho no tridente a meio campo, com cristian rodríguez a fazer a ala esquerda.

a primeira parte foi marcada por um ritmo lento nas operações do fc porto, lentidão aproveitada de quando em vez pelo feirense para fazer rondar o perigo na baliza defendida por hélton. a equipa da casa por várias vezes logrou construir jogadas com a bola controlada até à grande área dos ‘dragões’.

o fc porto apenas ameaçou a baliza de paulo sérgio aos 35 minutos, quando cristian rodríguez rodou, já dentro da área, e rematou de pé direito (o seu pior) por cima da baliza. dois minutos volvidos e freddy guarín ofereceu a belluschi a melhor oportunidade do encontro, mas o internacional argentino atirou, em jeito, ao lado.

fervor na segunda metade

os segundos 45 minutos compensaram com emoção o ritmo entediante que se assistiu na primeira parte. o fc porto surgiu mais agressivo, apesar de jogar sem pontas de lança, após a troca de kléber por silvestre varela.

primeiro, foi cristian rodríguez a cabecear à barra, a rondar o minutos 57, num lance que deu início a uma série de jogadas de perigo. pouco depois, sapunaru perde uma bola na defesa, deixa-se ultrapassar por carlos fonseca que, frente a hélton, preferiu rematar a assistir rabiola, que se encontrava em melhor posição.

na sequência, jogada rápida de contra-ataque dos ‘dragões’. bola na esquerda em james rodríguez, que lança um cruzamento largo e rasteiro para varela finalizar ao lado da baliza. foi assim até ao final: os ‘dragões’ a desperdiçarem oportunidades, com bolas na barra à mistura, e o feirense a lançar contra ataques que culminavam quase sempre em remates com perigo.

o tempo passava e os ‘dragões’ pareciam desesperar. o avançado walter permanecia no banco, e vítor pereira preferiu lançar deyfour – já com moutinho, guarín e belluschi em campo -, e djalma para o ataque final. a baliza do feirense permaneceu inviolável.

já em tempo de descontos, james rodríguez foi expulso por cartão vermelho directo pelo sua reacção ao agarrão de rabiola, que travou o colombiano, em falta, quando este conduzia rápido a bola num contra ataque.

a expulsão retirará o jovem colombiano do encontro frente ao benfica, já na próxima sexta-feira, quando os ‘encarnadas’ visitarem o estádio do dragão para o primeiro clássico da época.

diogo.pombo@sol.pt