jorge jesus, treinador dos ‘encarnados’, decidiu fazer quatro alterações no onze inicial da sua equipa em relação ao encontro a meio da semana, onde o benfica empatou, em casa e para a liga dos campeões, frente ao manchester united.
do duplo-pivot a meio campo para o trinco único no miolo. o sérvio matic entrou de início, tendo à sua frente axel witsel, nolito e bruno césar, os dois últimos a constituir igualmente novidade em relação ao encontro anterior. na frente, jorge jesus promoveu o regresso de javier saviola para colmatar a parceria com óscar cardozo.
e o benfica colocou-se em vantagem aos 26 minutos por intermédio de bruno césar, que assim rubricou o seu terceiro golo no campeonato. a académica, quarta classificada da liga, reduziu aos 40 minutos, por danilo.
mas, pouco depois, o espanhol nolito encarregou-se de levar o benfica em vantagem para o intervalo, ao recolocar os ‘encarnados’ em vantagem um minuto volvido.
a segunda parte trouxe mais dois golos para acrescer à vantagem benfiquista, embora apenas surgissem nos últimos 10 minutos do encontro. pablo aimar marcou através de um raramente visto cabeceamento, aos 82 minutos, quando correspondeu a um cruzamento do seu compatriota, nico gaitán.
já com o relógio a registar uma hora e meia de jogo, nolito fez o seu segundo golo da partida e deu por terminada a contagem. o benfica garantiu assim uma vitória moralizadora antes da viagem ao dragão, na sexta-feira e, sobretudo, conquistou dois pontos em relação aos ‘dragões’.
estreitam-se as diferenças antes do clássico, aliás, igualam-se, em termo pontuais. os ‘encarnados’ vão chegar ao porto com os mesmos 13 pontos dos ‘dragões’, e contribuem para a fórmula que colocará no relvado as emoções inerentes à disputa pelo primeiro lugar do campeonato. tudo isto, com cinco jornadas disputadas.