Poker de derrotas atira Gasperini para fora do Inter

Quatro derrotas em cinco partidas costuma ser uma fórmula fatal para qualquer treinador de um clube de topo, e o Inter de Milão não é excepção. Se a isto adicionarmos que foram os cinco primeiros encontros da época, está encontrada a justificação para o despedimento de Gian Piero Gasperini.

os ‘nerrazurri’ voltaram a perder, na terça-feira, em casa do novara por 3-1, equipa recém-promovida à séria a italiana, mas que esteve sempre em vantagem no marcador perante os vice-campeões italianos.

a derrota de ontem foi o derradeiro capítulo na curta história de gasperini aos comandos do inter. a primeira derrota veio logo na super taça italiana, perante os seus grandes rivais, o ac milan. se a derrota, diante de um adversário de poderia, ainda se aceita, o mesmo não se poderá dizer dos casos mais recentes, frente ao trabzonspor e ao novara.

a equipa turca, eliminada pelo benfica na liga dos campeões mas repescada face à punição imposta ao fenerbahce, foi a milão vencer o inter no seu estádio por um golo sem resposta, e ergueu as fragilidades da equipa de gasperini.

pelo meio, o técnico italiano ainda conseguiu conquistar o único ponto, até agora, da época, frente à as roma de luís enrique, num empate a uma bola, insuficiente para as aspirações de um clube que em 2010, com josé mourinho, venceu a liga dos campeões e o campeonato italiano. bons tempos, poderão estar agora a recordar os adeptos ‘nerrazurri’.

confirmado o despedimento, a imprensa italiana não demorou a avançar com nomes de possíveis sucessores. entre eles, na gazzetta dello sport, estão os transalpinos claudio ranieri e delio rossi, a par de quique flores, treinador que já passou pelo benfica e que venceu, pelo atlético de madrid, a liga europa em 2009.

entre rumores e deliberações do seu presidente, massimo moratti, a equipa já foi esta manhã orientada por giuseppe baresi, lenda ‘nerrazurri’ que, como treinador-adjunto, cabe-lhe agora a tarefa de segurar as amarras até à chegada do novo treinador.

diogo.pombo@sol.pt