nada melhor que factos para contornar as críticas. um dos pontos que, durante anos, pareceu impedir a liga espanhola de ser considerada, consensualmente, como o melhor campeonato na europa, pode estar a dissipar-se. ou, pelo menos, a mostrar sinais.
comecemos, então, pelos factos. com quatro jornadas jogadas e 12 pontos por disputar, o líder é o valência, com dez pontos, seguido, no segundo posto, pelo málaga, com nove.
onde andam os colossos que dominariam o futebol espanhol? o ‘tiki-taka’ do barcelona surge no quarto lugar, com oito pontos – empatou ontem em casa do valência a duas bolas -, ainda com o bétis de sevilha à sua frente a fechar o pódio, com mais um ponto.
quanto ao real madrid de mourinho, esse está na modesta sétima posição com sete pontos a condizer, fruto da derrota (levante) e empate (racing de santander) nas duas últimas jornadas.
para reforçar a situação podem ainda ser enfatizados alguns dados curiosos. o málaga, apesar de impulsionado pelos milhões árabes do seu novo proprietário, é um clube que tradicionalmente luta para evitar a despromoção. agora, luta por um acesso à liga dos campeões.
a piorar a situação – para os ‘merengues’ e os ‘blaugrana’, claro -, pode-se falar do bétis de sevillha. clube histórico do futebol espanhol, facto é que voltou esta temporada à principal divisão do futebol espanhol e, por muito historial que tenha, não seria de esperar que estivesse no terceiro lugar.
agora, um ponto a favor dos dois grandes do futebol de ‘nuestros hermanos’: é verdade que ainda só foram disputadas quatro jornadas, mas não será igualmente descabido afirmar que as primeiras partidas costumam ser decisivas para o resto da competição. resta aguardar pela reacção e dizer, por último, outra verdade: está viva a liga espanhola.