este primeiro clássico da temporada, da sexta jornada, fica também desde já marcado pela ausência de um dos jogadores chave dos campeões nacionais, james rodriguez, expulso no encontro com o feirense por ter agredido rabiola com um soco no estômago.
uma vez que hulk e álvaro pereira já estão recuperados, o jovem colombiano será a única falta de vulto nos planteis das duas equipas, que irão encontrar-se pela 155.ª vez no porto em jogos para o campeonato, com saldo favorável aos anfitriões: 60 vitórias contra 53 derrotas e 41 empates.
contabilidade que seria bem mais desfavorável para o benfica se se atendesse apenas ao período mais recente. desde há 20 anos, já o reinado pinto da costa havia começado há uma década, só uma vez (2005/06) os lisboetas saíram do porto com uma vitória (2-0, com golos de nuno gomes aos 55 e 63 minutos). aconteceu à sétima jornada, ou seja, muito próxima da de este ano, e permitiu aos ‘encarnados’, então a defender o título nacional, reduzirem para um ponto a diferença que tinham em relação aos ‘rivais’ do norte. mas de pouco lhes valeu: no final dessa temporada, o fc porto era campeão com 12 pontos de avanço sobre o benfica.
esta sexta-feira, quando jorge sousa der início à partida, o fc porto começará a actuar com a motivação extra de querer ampliar a soma de 44 jogos consecutivos sem perder na liga – a última derrota aconteceu a 28 de fevereiro de 2010, por 3-0 em alvalade frente ao sporting.