Rivais defrontam-se no Dragão para quebrar igualdade

O primeiro clássico da época disputa-se hoje no Estádio do Dragão. O FC Porto recebe esta sexta-feira o Benfica numa partida que promete exaltar emoções e que poderá decidir quem termina a sexta jornada na liderança do campeonato.

os compromissos europeus justificam a rara ocorrência de um clássico à sexta-feira. a ansiedade e expectativas são justificadas pela história. em campo vão estar os dois clubes mais titulados no futebol nacional, já se sabe, e os mais recentes confrontos entre si também contribuem para o clima que rodeia o encontro.

na época passada, os ‘encarnados’ voltaram da sua primeira visita com cinco golos encaixados no dragão, a contar para o campeonato. mas, na segunda visita, a contar para a taça de portugal, o benfica foi à casa dos ‘dragões’ vingar-se com uma vitória por 0-2. a confiança cresceu mas não impediu, dois meses depois, que o fc porto desse a volta à eliminatória – as meias-finais da taça disputaram-se a duas mãos -, ao vencer no estádio da luz por 1-3.

época passada à parte, os ‘dragões’ chegam ao clássico vindos de um empate menos conseguido em casa do feirense, enquanto que o benfica vai ao norte após uma vitória por 4-1, em casa, diante da académica.

se do lado do fc porto o onze titular deverá estar praticamente definido na mente de vítor pereira, o seu homólogo no benfica, jorge jesus, ainda deverá ter algumas dúvidas. a boa forma de nolito tem sido restringida às segundas partes das partidas dos ‘encarnados’, onde o espanhol faz questão de justificar que merece um lugar como titular.

mas o técnico português poderá optar pela consistência defensiva de rúben amorim para fechar o corredor direito, à semelhança do que fez contra o manchester united, a contar para a liga dos campeões.

igualados no topo da classificação com 13 pontos, um rival poderá sair do clássico com uma vantagem de três pontos na liderança, em caso de vitória. em caso de empate, fc porto e benfica podem permitir a aproximação dos seus perseguidores, como o sporting, que, na melhor das hipóteses, poderá ficar a três pontos dos seus rivais.

o pontapé de saída será dado às 20h15, no estádio do dragão.

diogo.pombo@sol.pt