Alentejo litoral brilha

O Chão das Rolas é uma das mais expressivas produções da velha/nova Herdade da Comporta, bem à beira do Atlântico.

herdade da comporta é uma das maiores propriedades agrícolas nacionais, com uma extensão de 12.500 hectares inseridos entre os concelhos de grândola e alcácer do sal.

em 1836 é incorporada na nova companhia das lezírias do tejo e do sado, propriedade pertencente à coroa portuguesa. em 1925 é vendida à empresa britânica the atlantic company, até que em 1955 a família espírito santo adquire a atlantic. nacionalizada em 1975, é devolvida aos seus proprietários entre 1989 e 1991, dando-se início à implementação e requalificação do património natural e agrícola.

situada em pleno alentejo litoral, iniciou o seu projecto vitivinícola em 2001, exibindo a marca herdade da comporta. e em 2004 apareceu o seu primeiro vinho no mercado, o herdade da comporta branco.

ocupando 30 hectares (cinco para uvas brancas e 25 para uvas tintas), a vinha situa-se num vale de solos arenosos, orientados de nascente para poente. encontra-se ligeiramente acima do nível do mar e está sob influência de um microclima, marcado por temperaturas moderadas pela sua proximidade ao oceano.

este chão das rolas branco 2010, com assinatura do enólogo francisco pimenta, é um monocasta fernão pires. a cor é citrina e o seu aroma é muito expressivo e podemos aí diferenciar um ligeiro floral com a fruta madura. o seu sabor é fresco e macio e termina na boca com suavidade e finura. com um teor alcoólico de 12,5 %, acompanha muito bem os peixes, mariscos e carne branca, podendo também ser degustado como aperitivo.

jose.moroso@sol.pt