Button adia festa de Vettel por um ponto

Sebatian Vettel está a um ponto de revalidar o título mundial de Fórmula 1. O piloto alemão conquistou o Grande Prémio de Singapura, mas o segundo lugar de Jenson Button impediu que a festa se concretizasse já em terras do sudeste asiático.

«sebastian vettel é o bicampeão mundial mais jovem de sempre». a manchete é aguardada há algumas semanas, e muitos antecipavam que seria concretizada já este fim-de-semana. tal não se verificou, e o culpado a apontar é jenson button, piloto britânico que terminou a corrida na segunda posição e conseguiu assim adiar a festa de vettel e da red bull, a sua equipa.

contudo, a tarefa de button assume contornos hercúleos. com cinco corridas ainda por disputar, o britânico terá que usufruir de uma conjugação de resultados no mínimo improvável para ultrapassar vettel na corrida pela conquista do título mundial. o piloto da mclaren terá que vencer todas as corridas que restam e esperar que o alemão não pontue em nenhuma delas.

as esperanças são as últimas a morrer, mas tal será apenas no provérbio. apesar de ser matematicamente possível, a verdade é que vettel venceu nove das 14 corridas já disputadas esta época. como tal, falta-lhe apenas um ponto para confirmar o seu segundo título consecutivo da fórmula 1, que o fará no mais jovem piloto, com 24 anos, a conseguir a revalidação.

jenson button conseguiu segurar a desvantagem nos 124 pontos, impedindo que vettel chegasse aos 125 necessários para ter confirmado já a conquista do título.

assim, a luta – pelo menos em nome -, será alargada, pelo menos, até ao japão, onde o circuito de suzuka acolherá, a 9 de outubro, a corrida que poderá inscrever o nome de sebastian vettel em definitivo na história da fórmula 1. o alemão necessita apenas de um décimo lugar.

diogo.pombo@sol.pt