o alinhamento inicial dos ‘dragões’ incluiu belluschi em vez de freddy guarín, ainda a cumprir suspensão pelo expulsão frente ao barcelona na super taça europeia. vítor pereira quereria assim combater a rapidez e dinâmica do meio campo russo com uma semelhante cariz ofensivo proporcionado pelo internacional argentino, que dá à equipa mais capacidade de passe e visão de jogo mas retira-lhe o poderio físico de guarín.
a estratégia deu frutos e os primeiros dez minutos foram muito disputados. os russos criaram as primeiras ocasiões de perigo, mas os ‘dragões’ sacudiram a pressão e começaram a criar jogadas de ataques e, numa delas, hulk escapa pela direita e cruza rasteiro para james rodríguez desviar, ao segundo poste, e inaugurar o marcador.
mas a equipa da casa voltou a crescer e empataria a partida aos 20 minutos por roman shirokov, a corresponder a um cruzamento de viktor fazulin, que muito trabalho deu a álvaro pereira na defensiva esquerda.
a partir daqui o zenit foi crescendo no encontro, com os ‘dragões’ serem mais cautelosos nas saídas para o ataque. do lado russo, danny e fazulin deram muito trabalho aos laterais do fc porto, que seria obrigado a fazer a primeira substituição aos 28 minutos, ao trocar kléber, lesionado, por silvestre varela.
o perigo dos extremos do zenit ficou notório quando fucile viu o segundo cartão amarelo já em tempo de descontos, quando travou um contra-ataque dos russos ao tocar a bola com a mão.
segunda parte para aguentar
a expulsão do defesa uruguaio obrigou vítor pereira a realizar nova substituição. james rodríguez, autor do golo, saiu para o brasileiro souza entrar para o meio campo, deslocando o seu compatriota fernando para o posto de lateral direito.
com menos um elemento, o zenit lançou-se para o ataque em busca da sua primeira vitória na liga dos campeões. o fc porto ficava à espreita de eventuais espaços deixados no meio campo russo para lançar contra-ataques.
o zenit deixou as suas intenções evidentes logo aos 49 minutos, quando kerzhakov rematou ao poste da baliza de hélton. e, aos 63 minutos, o guarda-redes brasileiro nada pode fazer quando, novamente, roman shirokov recebeu na área um cruzamento e fuzilou, de pé esquerdo, a baliza portista.
nesta altura, os ‘dragões’ apenas criavam perigo em contra-ataques conduzidos por hulk, sempre ela, que com varela remava contra a corrente na frente de ataque da equipa portuguesa.
pelo meio, o zenit ia somando oportunidades desperdiçadas, com o português danny a protagonizar algumas delas antes de, aos 72 minutos, rubricar o terceiro golo da partida.
com esta derrota, o fc porto soma o terceiro encontro consecutivo sem vencer esta época, e corre o risco de ver o seu grupo da liga dos campeões preso a uma igualdade. caso o shakthar donetsk vença, mais logo, os cipriotas do apoel, todas as equipas ficarão com três pontos.
o zenit mantém assim, e desde a época passada, o seu percurso 100 por cento imaculado nas partidas europeias disputadas em casa, e os ‘dragões’, agora sob o comando de vítor pereira, rompeu com o registo imaculado em solo russo que a época passada os levou à conquista da liga europa.