escreve-se hoje mais uma página na história do futebol português. portugal pode assegurar a sua quinta presença num europeu de futebol, para tal basta alcançar um empate frente aos nórdicos dinamarqueses. a selecção nacional lidera o grupo h com os mesmos 16 pontos dos dinamarqueses.
mesmo em caso de derrota, a selecção nacional pode apurar-se directamente para o euro 2012 sem ser obrigada a disputar um playoff de acesso, à semelhança do que aconteceu na qualificação para o mundial de 2010, então ainda sob a batuta de carlos queiroz.
para tal, seria necessária uma conjugação de resultados. a começar pela noruega, que para ultrapassar portugal teria que golear o chipre por mais de nove golos de diferença. sendo remota a hipótese, resta analisar as restantes ameaças.
a suécia teria que vencer a holanda em casa para ultrapassar portugal na corrida, ou empatar, caso a selecção perca por mais de dois golos na dinamarca. a croácia, a restante ameaça, teria que vencer a letónia por mais de sete golos e esperar que a selecção nacional não marcasse nenhum na dinamarca.
as razões para as contas? o facto da fase de qualificação ser disputada por nove grupos, número ímpar, o que obriga a que seja apurado o melhor segundo para perfazer 10 equipas automaticamente apuradas para o euro 2012, às quais se juntarão as anfitriãs e as quatros apuradas dos playoff, resultando nas 16 equipas que disputarão a fase final. em 2016, serão 24 as equipas apuradas.
mas o seleccionador nacional, paulo bento, por várias vezes referiu a ambição da sua equipa em arrancar os três pontos da dinamarca. «nunca jogo para o empate ou derrota (…), a prioridade é ganhar», fez questão de vincar, citado pela uefa. uma vitória hoje no frio dinamarquês garante ao técnico um percurso imaculado e vitorioso em todas as partidas oficiais ao comando da selecção, somando a sexta vitória consecutiva.
as esperanças de um país estarão nos ombros dos onze guerreiros portugueses que hoje entrarem no relvado do parken stadion, em copenhaga (19h15, na sic). contra os vikings, marchar, marchar.