Os medos das crianças

Tenho um filho de três anos. Está sempre a dizer que tem medo e anda constantemente atrás de mim pela casa, principalmente à noite. Como poderei ajudá-lo a ultrapassar esta nova fase?

o medo é uma emoção básica e normal, que permite que a criança se desenvolva harmoniosamente. os medos prendem-se com etapas específicas do desenvolvimento. à medida que cresce (com a respectiva maturação emocional e cognitiva), a criança vai encontrando estratégias para ultrapassar os seus medos, pelo que, na sua maioria, acabam por desaparecer.

a partir dos dois/três anos, a imaginação e fantasia da criança atinge um maior grau de desenvolvimento, dando origem aos medos mais comuns nesta faixa etária: medo do escuro, dos animais, de ficar só, de seres imaginários, de fantasmas e monstros. ganham maior expressividade na hora de deitar, momento em que a criança se sente mais insegura, pois depara-se com a separação física dos pais.

a melhor forma de ajudar o seu filho a lidar com o medo é incentivá-lo a confrontar-se com as situações para ele sentidas como ameaçadoras, promovendo igualmente a sua autonomia e ensinando-o na resolução de problemas. poderá partilhar com ele situações em que também sentiu medo, dando exemplos de como conseguiu ultrapassar os seus próprios medos.

é fundamental que respeite os sentimentos do seu filho, sem o ridicularizar pelo que sente. e incentivá-lo com frases de ânimo sempre que consegue vencer o medo.

envie as suas dúvidas para: cfigueiredo@puzzleducacional.com