Quadros internos na ‘corrida’ à RTP

Um grupo de quadros da RTP está a estudar a possibilidade de assumir o controlo do Canal 1 da RTP, apurou o SOL. A equipa de interessados está já em contacto com investidores nacionais e internacionais, de modo a garantir o capital necessário para participar no processo de venda da empresa.

o governo estipulou como objectivo privatizar um dos canais da televisão pública em 2012. os quadros que estão de olho no processo – e que, para já, preferem manter-se no anonimato – admitem lançar um management buy-out (mbo), processo através do qual um grupo de colaboradores, normalmente gestores ou directores de primeira linha, se torna detentor, único ou maioritário, do capital de uma empresa.

segundo apurou o sol, este grupo de interessados acredita que será necessário um montante entre 100 e 200 milhões de euros para a operação em causa. a discrepância nos valores deve-se ao facto de o governo ainda não ter estabelecido os termos da privatização.

este grupo mostra-se, inclusivamente, interessado em assumir a gestão de uma ou duas estações de rádio públicas. a antena 2 e a antena 3 são as mais apetecíveis.

com conhecimentos adquiridos no sector ao longo de vários anos, a equipa espera conseguir finalizar a recuperação financeira da rtp, nos próximos anos.

ricardo.d.lopes@sol.pt