após o episódio protagonizado por carlos tévez na última jornada em munique, é agora a vez do seu compatriota, kün aguero, se ver envolvido em polémica. embora este caso não traga dores de cabeça ao técnico roberto mancini, não deixa de manchar a primeira campanha da história dos ‘citizens’ na liga dos campeões.
o resumo da história é simples. terceira jornada da fase de grupos da ‘champions’ e o manchester city recebe os espanhóis do villarreal, mais uma partida no grupo da morte da competição. ritmo estonteante, as oportunidades sucedem-se. os visitantes começam melhor, 1-0, golo de cani. os ‘citizens’ carregam até ao auto-golo de marchena. o ímpeto continua, ataque desenfreado dos ingleses, com diego lópez a defender tudo, menos o remate de aguero, já aos 92 minutos.
os festejos irrompem no relvado e alastram para a bancada: o manchester city vence pela primeira vez na liga dos campeões. mas, já no túnel para os balneários, terá acontecido a mancha no que se pensava ser um final feliz.
vários jogadores do villarreal acusam aguero de «falta de classe», ao acusarem o argentino de ter continuado a celebrar (o golo e a vitória) já fora do relvado como forma de gozar com os adversários. «é uma falta de respeito, de ética e espírito de equipa (…), não percebo como é que ele pode gozar com outros jogadores por perderem», palavras do vice-presidente do villarrel, josé manuel llaneza.
às críticas do dirigente espanhol juntaram-se as de carlos marchena, citadas pelo daily telegraph. «no futebol tem que se ter classe. o que o aguero fez é inaceitável, estas situações são uma vergonha e ficam como marca para quem as comete», atirou.
instaurada a polémica, só restava a aguero defender-se. «não tenho interesse em envolver-me em polémicas, mas nego ter gozado com qualquer jogador do villarreal, toda a gente pode comprovar a minha disciplina e profissionalismo», disse, na sua conta oficial no twitter.
a polémica continua a acompanhar a caminhada europeia do manchester city, que não se livra da controvérsia. não se livra mas também não se parece incomodar. os ‘citizens’ relançaram a luta pelo apuramento no grupo a (estão a três pontos do líder bayern de munique) e continuam a liderar a premier league com mais dois pontos que os seus arqui-rivais, o manchester united.