Maribor e relvado impõem empate (1-1) ao Braga

Os minhotos empataram a uma bola na Eslovénia, no reduto do Maribor, e voltaram a não pautar em números a sua superioridade face ao adversário que, com a ajuda do relvado, conseguiu manter a igualdade até final.

o braga entrou em campo resolvido a sair da eslovénia com uma vitória. a vontade minhota não escondia, contudo, um outro obstáculo que a equipa teve que enfrentar: o relvado. a forte chuva que se fez sentir em maribor encharcou a relva da equipa da casa, algo a que os minhotos demoraram a se adaptarem.

os primeiros vinte minutos do encontro espelharam as dificuldades. escorregadelas constantes de parte a parte, hesitações e passes errados, eram o portfólio de futebol que as duas equipas apresentavam.

o primeiro lance de real perigo resultou em golo. aos 14 minutos, o maribor inaugurou o marcador por ibraimi, a aproveitar uma escorregadela conjunta da defensiva bracarense, ao tentar reagir a um cruzamento para a área.

só a partir dos 20 minutos é que o braga começou a assentar e produzir oportunidades de golo. e com lima a liderar a ofensiva. o brasileiro ultrapassava os centrais eslovenos com facilidade, e por duas ocasiões, aos 23 e 25 minutos, podia ter empatado a partida. e fez questão de cumprir o ditado, com uma terceira ocasião aos 33 minutos.

o braga só pautou a sua superioridade no marcador em cima do intervalo, quando elderson empatou a partida aos 44 minutos, ao finalizar um cruzamento de hugo viana.

a segunda parte trouxe o mesmo ímpeto bracarense. lima, hélder barbosa e hugo viana podiam ter dado vantagem aos minhotos. mas, de novo, o relvado voltou a piorar a qualidade de jogo, e o braga voltou a ressentir-se.

a partir dos 70 minutos os lances ofensivos esmoreceram. a entrada de leandro salino para o lugar de hélder barbosa desestabilizou a organização bracarense, e permitiu ao maribor voltar a rondar a baliza de quim.

até final, destaque apenas para um remate à barra de hugo viana, aos 87 minutos, o único lance a quebrar o marasmo no qual mergulhou a partida nos seus derradeiros 20 minutos.

a partida terminaria com a igualdade no marcador. os minhotos somam quatro pontos na liga europa, e mantém o terceiro lugar no grupo, continuado a perseguir o clube brugges e, agora, o birmingham city, que arrancou uma vitória na bérlgica. o braga voltou a não traduzir em número a sua superioridade, e fica obrigado a vencer na sua visita à bélgica.

diogo.pombo@sol.pt