Armando Vara tenta entregar ANA Aeroportos ao Brasil

Ex-ministro luso tem feito lobbying para entregar a gestão da concessionária dos aeroportos portugueses à brasileira Camargo Corrêa, para quem o militante socialista trabalha.

o antigo ministro socialista armando vara está a utilizar toda a sua influência política e empresarial para colocar a ana – aeroportos de portugal na rota da brasileira camargo corrêa, apurou o sol. a empresa brasileira, para quem vara trabalha, está a expandir os negócios no sector da gestão de infra-estrutura aeroportuárias, sendo que a ana está na lista de empresas que o governo de passos coelho pretende privatizar já em 2012.

depois de ter abandonado o cargo de vice-presidente do millennium bcp, no seguimento do processo face oculta, em que é arguido, armando vara foi contratado para presidente da camargo corrêa áfrica. o influente militante socialista está agora a fazer lobbying junto das autoridades portuguesas para demonstrar o interesse do grupo brasileiro na empresa gerida por guilhermino rodrigues, antigo secretário de estado no governo ps de antónio guterres.

contactada pelo sol, a camargo corrêa disse «não efectuar qualquer comentário sobre casos concretos».
o grupo brasileiro intensificou, nos últimos meses, a sua estratégia de expansão no sector aeroportuário. com esse objectivo em vista, criou em 2008 a a–port, empresa na qual detém uma participação de 80%. sedeada em são paulo, brasil, esta empresa tem como accionistas a flughafen zurich, da suíça (15%), e a gestión e ingeniería idc, do chile (5%).

o portefólio de activos gerido pela a–port está disperso por nove aeroportos situados no chile, honduras, colômbia, brasil e antilhas holandesas.

interesse em portugal aumenta

as atenções da camargo, segundo a imprensa brasileira, estão voltadas para a concessão de cinco aeroportos brasileiros. a entrega da gestão dos aeroportos de guarulhos e viracopos. em são paulo, brasília, e galeão e confins, em belo horizonte, está a ser estudada pelo governo de dilma rousseff.
mas o grupo não está só virado para dentro.

o interesse dos brasileiros por portugal nunca foi tão forte. depois de, no início de 2010, ter adquirido 32,9% da cimenteira cimpor – onde é a maior accionista –, a administração deu orientações a armando vara para este se informar sobre as possibilidades de a camargo entrar no capital da ana.
a empresa pública recusou efectuar qualquer comentário sobre este assunto. o sol tentou também obter uma reacção de armando vara, mas tal não foi possível até ao fecho de edição.

já não é a primeira vez que o nome da ana é associado ao brasil. em setembro, o presidente da gestora aeroportuária brasileira, gustavo do vale, manifestou o interesse em ter a cooperação da ana na preparação do mundial de futebol de 2014 e dos jogos olímpicos de 2016.

frederico.pinheiro@sol.pt