Ordem reconhece erro na correcção de prova

A Ordem dos Advogados reconheceu ontem que houve um erro nas grelha de correcção dos exames de aferição, que permitem iniciar a segunda fase do estágio que dá acesso à profissão. Em causa está a prova de Prática Processual Civil (PPC), aquela onde houve mais chumbos. Centenas de alunos estão a tirar cópias dos exames…

ontem os estagiários foram informados que as respostas previstas na grelha de correcção às perguntas 3 e 8 do exame de ppc não são as únicas consideradas correctas.

nas questões em causa, os estagiários tinham de responder qual era a melhor forma processual de um casal poder reaver uma quantia que tinham emprestado. na grelha, apenas se previa como correcta a abertura de uma acção executiva, quando há outros caminhos «juridicamente válidos» para resolver o problema, avançaram ao sol advogados que fizeram este exame.

é isso mesmo que a comissão nacional de avaliação da ordem dos advogados vem agora reconhecer. num comunicado – disponível num site a que apenas os advogados têm acesso – este organismo explica que também devem «ser consideradas correctas e igualmente valorizadas respostas fundamentadas no sentido de ser necessária uma prévia acção declarativa de condenação» e não apenas uma acção executiva.

ao sol uma das jovens que fez o exame diz que este esclarecimento, feito 14 dias depois da publicação dos resultados dos exames – é gravíssimo e vem mostrar o desgoverno e falta de transparência de todo o processo. «a ordem dos advogados já ultrapassou todos os limites possíveis e imaginários de incompetência, falta de zelo e falta de transparência», acusa a jovem.

contactado pelo sol, o responsável pela comissão nacional de avaliação da ordem dos advogados esteve até ao momento indisponível para responder.

joana.f.costa@sol.pt