em comunicado enviado ao mercado, a retalhista indica que, até setembro, as vendas consolidadas totalizaram 7,32 mil milhões de euros – mais 15,6% ou seja, uma subida de quase mil milhões de euros – face a em igual período de 2010.
a operação polaca, centrada na rede de discount biedronka, continua a ser o motor da companhia. neste mercado, que pesa 59,1% na actividade do grupo, as vendas subiram 25,3% nos primeiros três trimestres do ano, com a jerónimo martins a perspectivar um «aumento das vendas consolidadas a dois dígitos» em 2011.
além disso, neste período, foram investidos 225 milhões de euros. desse total, 67% foram canalizados para a biedronka, onde a jerónimo martins tem 1.756 lojas, 117 das quais abertas este ano e 54 no terceiro trimestre.
«a polónia, nossa primeira prioridade estratégica, prosseguiu com crescimentos notáveis de vendas e resultados, uma clara prova da capacidade competitiva da companhia que avança com o reforço da sua liderança no mercado polaco», detalha o ceo da jm, pedro soares dos santos, no comunicado.
já em portugal, o pingo doce registou um aumento de 4,3% nas vendas, explicado pela abertura de seis lojas e pelo aumento do negócio de 1,1% nos espaços já existentes.
«o forte desempenho em ambos os países confirma a perspectiva muito positiva do grupo em relação ao crescimento de vendas e resultados para o ano de 2011», sublinha o responsável, que espera um «expressivo crescimento» em 2011.
pedro soares dos santos acredita ainda que o pingo doce e o recheio (insígnia grossista da jerónimo martins) «estão preparados para continuar a aumentar as suas quotas de mercado».