o diário francês le monde avançou há momentos que o partido socialista do executivo grego já terá perdido a sua maioria absoluta no parlamento.
como tal, confirma-se o cenário que vinha sendo avançado: o executivo de papandreou está por um fio. o diário gaulês dá conta que dois deputados socialistas anunciaram que iam votar contra a moção de confiança, hoje alvo de sufrágio no parlamento.
caso a moção de confiança ao executivo não passe no parlamento, o executivo grego corre o sério risco de cair.
recorde-se que na terça-feira, dia em que o primeiro-ministro anunciou o referendo, apenas três deputados asseguravam a maioria socialista no parlamento helénico.
logo na quarta-feira, a deputada milena apostolaki foi a primeira a materializar a sua discórdia com uma saída do parlamento, emagrecendo a maioria socialista para uma margem de apenas dois deputados.
a notícia surgiu após o próprio ministro das finanças do país, evangelos venizelos, se ter mostrado contra a realização do referendo, justificando a sua posição com a adesão à zona euro, algo que considerou ser «uma conquista do povo», que ficará em risco caso o referendo seja aprovado no plebiscito popular.
(notícia actualizada.)