Zeinal espera um milhão de clientes Meo

O presidente-executivo da Portugal Telecom (PT), espera atingir um milhão de clientes no serviço Meo – televisão, fibra óptica e telefone – até ao final do ano. Numa conferência telefónica com analistas, Zeinal Bava mostrou-se entusiasmado com o crescimento da adesão dos portugueses a este serviço.

«esperamos ter um milhão de clientes meo até ao final do ano. aliás, esperamos mesmo atingir esse objectivo antes do final do ano», disse hoje zeinal bava.

segundo o gestor, a pt alcançou «um forte» crescimento neste segmento. de facto, a portugal telecom registou 974 mil clientes do meo no final do terceiro trimestre deste ano, mais 26,7% do que no período homólogo. estes resultados surgem uma semana depois de a líder do mercado, a zon, ter anunciado uma quebra de 1,2% neste segmento para 1,55 milhões de clientes.

as razões para esta evolução, em contra-ciclo, encontram-se nas contínuas campanhas de marketing levadas a cabo pela operadora, mas, principalmente, devido ao contínuo investimento na sua rede de fibra óptica. no total, segundo o relatório e contas do terceiro trimestre, foram investidos cerca de 400 milhões em 2011 «essencialmente, na rede de fibra óptica e no serviço de tv por subscrição».

a operadora pretende chegar ao final do ano com 1,6 milhões de lares cobertas com fibra óptica, mais 600 mil do que no final do ano passado.

já os lucros da portugal telecom atingiram os 333,5 milhões de euros, um número invulgar para o sector empresarial português na conjuntura actual. este dado não é comparável com os do ano anterior, devido à venda da vivo à telefónica em 2010.

mas nem tudo é positivo para a gigante das telecom. as receitas em território nacional caíram 7,7% para 2,17 mil milhões de euros, com os portugueses a gastarem cada vez menos dinheiro com os telemóveis. mas a margem de lucro nas comunicações cresceu 1,3 pontos para 45,7%.

frederico.pinheiro@sol.pt