Ali Aujali ao SOL: ‘A Líbia é uma lição a todos os ditadores’

Os novos governantes líbios preparam-se para começar da estaca zero, mas já têm objectivos traçados: o novo embaixador em Washington, Ali Aujali, diz ao SOL que os EUA e os países árabes serão os parceiros comerciais prioritários. Adianta que o povo será desarmado e que a Justiça chamará quem violou os direitos humanos. E há…

afinal, o que significa a ‘libertação da líbia’?

significa o fim do terror e da ditadura de kadhafi, que durou 42 anos. e começa uma nova página na vida dos líbios, que pela primeira vez vão poder escolher um governo e um presidente. é um novo futuro que traz esperança.

a morte do kadhafi é uma consequência colateral da intervenção da nato ou uma vitória que pertence aos rebeldes?

a nato nunca foi atrás de kadhafi. quando ele tentou fugir numa escolta de 100 carros, a nato interceptou-os e atingiu três carros. kadhafi e os seus leais decidiram sair dos carros e esconderem-se dentro de um cano de esgoto. um dos leais do kadhafi disse aos rebeldes: ‘ele está aqui’. eles não acreditaram e, quando foram ver com os próprios olhos, encontraram kadhafi ferido no ombro e na cara. a pessoa que o arrastou para a estrada não trabalhava para a nato, era um revolucionário.

kadhafi fez coisas más ao seu próprio povo mas era um líder. esse líder foi capturado e executado. receia retaliações?

primeiro, no campo de batalha, nós não sabemos de onde é que veio a bala que o matou. ele manteve o regime durante 42 anos, mas ninguém o respeitava. ele mandava os mercenários violarem mulheres em frente das famílias. isso nunca acontecera na história da líbia. ele mandou matar cidadãos, destruir infra-estruturas e deu luta até ao fim. os líbios acumularam ódio. se ele tivesse dito ‘bem, vou desistir agora’, talvez o tratamento fosse diferente. mas ele deixou toda a gente zangada com ele. segundo, as pessoas ligadas a esta revolução não são soldados treinados, são revolucionários que lutaram pelos seus direitos.

centenas de corpos foram encontrados. o conselho nacional de transição (cnt) vai trazer justiça às vítimas?

toda a gente que for acusada de abuso dos direitos humanos vai ter que responder à justiça. o cnt vai trazer pessoas de ambos os lados à justiça.

acha que o presidente da síria devia estar preocupado?

a vitória da revolução da líbia diz duas coisas. primeiro, envia uma mensagem a todos os países que vivem numa ditadura: quando o povo se ordena e escolhe o seu próprio destino, ninguém o pode parar. segundo, ensina uma lição a todos os ditadores: eles não têm outra escolha senão ceder aos seus cidadãos direitos civis, um futuro livre e um sistema democrático.

quais são os países que vão participar no processo de reconstrução da líbia?

todos os países que nos ajudaram vão ser considerados. alguns terão prioridade sobre outros, por exemplo os eua, os países árabes, como o qatar, a jordânia, o líbano, o egipto e a turquia. todos os que ajudaram a proteger os líbios de kadhafi. vamos considerar fazer negócio com eles no futuro.

o cnt vai honrar o compromisso de destruir as armas de destruição maciça?

claro. kadhafi era um homem louco que estava a tentar dizer ao mundo que tinha cartas na mão para jogar. não temos interesse em manter as armas de destruição maciça. queremos, também, tirar qualquer tipo de armas das ruas, para que a líbia possa ser um país seguro e em ordem.

o novo governo está a planear incorporar os rebeldes no exército nacional?

essa é uma das nossas prioridades. parte deles eram, antes da revolução, profissionais ligados à educação ou à saúde. esses vão voltar para os seus empregos. a todos os outros será dada uma oportunidade de serem soldados. precisamos da ajuda dos nossos amigos dos países árabes e dos eua para podermos edificar um exército sofisticado. temos uma fronteira de oito mil quilómetros. precisamos de a segurar.

qual é o prazo para formar um novo governo e uma nova constituição?

no final da primeira semana de novembro vamos ter um novo governo (ver caixa). a eleição vai ocorrer daqui a oito meses para eleger o conselho nacional, que vai por sua vez escolher um governo, elaborar uma nova constituição e começar uma vida democrática. queremos que todos os cidadãos aprendam os seus direitos, sem que os grupos se sobreponham. uma nova líbia para todos. homens e mulheres terão os mesmos direitos, não haverá discriminação.

o regime do kadhafi assinou contratos com empresas de todo o mundo – energia, telecomunicações, defesa. o novo governo vai honrar esses contratos?

penso que eles vão honrar todos os contratos que são honestos, sem qualquer suspeita de corrupção ou suborno. se detectarmos esses casos, então teremos que olhar minuciosamente caso a caso.

como é que a nova líbia vai lutar contra a imigração ilegal na europa?

nós não vamos ser a guarda da nossa fronteira para proteger os interesses da europa. os europeus têm que ter um papel importante aqui. nós precisamos da ajuda da tecnologia, de formação e de uma base de dados para poder parar essa imigração ilegal que está a ir para a europa. temos que trabalhar com a europa para manter as nossas fronteiras controladas.

mariajoanagodinho@gmail.com