Boas vinhas, Bom néctar

Domingos Alves de Sousa, licenciado em Engenharia Civil, abandonou a sua actividade em 1987, para se dedicar em exclusivo à exploração das quintas que lhe couberam por herança e a outras que veio posteriormente a adquirir.

a quinta da gaivosa, nas margens do douro, começou com o seu pai, que se dedicava exclusivamente ao vinho fino. foi já domingos alves de sousa quem decidiu virar-se para os vinhos do douro. a primeira colheita remonta a 1992 e era um branco, o quinta do vale da raposa.

hoje, tem 130 hectares de vinha divididos por seis quintas e este tapadinha ttt 2008 provém de uma das mais novas apostas de alves de sousa: a quinta da oliveirinha, muito próxima do pinhão. são 12 ha de vinhas integralmente de letra a, a melhor das classificações atribuídas para a produção de vinho do porto e agora também para os grandes vinhos do douro. neste conjunto encontra-se a vinha da tapadinha, onde o encepamento é dominado pela casta touriga franca.

a maturação do tapadinha ttt, cujas uvas foram colhidas em 15 de setembro de 2008, ocorreu sob temperaturas amenas e equilíbrio de água no solo, conferindo uma sólida estrutura a este tinto. estagiou 12 meses em barricas novas de carvalho francês e esteve, no mínimo, seis meses em garrafa.

apresenta uma cor rubi profunda e um aroma com notas de ginjas maduras, ligeira hortelã e pimenta preta. tem taninos muito finos, notas fumadas e mostrou-se muito elegante na boca com um final muito longo. com um teor alcoólico de 15%, evidencia uma possibilidade de armazenar entre 10 e 20 anos. deve servir-se à temperatura de 16-17ºc. decante-se 20 minutos antes de servir. l

jose.moroso@sol.pt