O menino prodígio que aos 12 anos já tem empresa, desenha ‘apps’ e dá discursos

«Já fiz algumas aplicações para Iphone, Ipod Touch e Ipad». Não serão assim tantas as pessoas que poderão proferir a frase com validade nos tempos que correm. Mas o seu autor é um rapaz norte-americano de 12 anos, que já discursa em conferências sobre tecnologia e está a desenvolver a sua própria empresa.

thomas suarez tem 12 anos e frequenta o sexto ano de escolaridade nos eua. o gosto que grande parte das crianças partilha por videojogos e tecnologia, este jovem levou-o mais longe.

há que recorrer a nova frase do rapaz norte-americano: «sempre tive um grande fascínio por computadores e tecnologia». aqui, a declaração podia estender-se a grande parte dos jovens, não fosse o facto de ter sido proferido durante uma apresentação inserida na ted, um ciclo de conferências mundial dedicado ao lema de ‘ideas worth spreading – ideais que merecem ser espalhadas’, onde costumam figurar inovadores graúdos ou especialistas visionários.

[youtube:ehdap1oq9zw]

e o porquê de thomas suarez ser um dos oradores do ted? a razão prende-se com o facto de o jovem ser já capaz de utilizar linguagens como o python, a c e java para programar aplicações, uma capacidade no mínimo rara em jovens com a sua idade.

para a presença de uns jovens 12 anos no ted impressionar ainda mais, bastará referir a descrição que consta no site oficial do ciclo de conferências: «juntar os pensadores e trabalhadores mais fascinantes do mundo e desafiá-los a darem o discurso das suas vidas».

com esse conhecimento, suarez já criou várias aplicações, tal como destacou o the huffington post. aplicações como a ‘earth fortune’, destinada a ler o destino do utilizador, colorindo a parte do planeta na qual se encontrava, ou a ‘bustin jieger’, destinada às pessoas que não gostavam do fenómeno musical de justin bieber.

acabar o sexto ano de escolaridade será apenas um pequeno passo no futuro de suarez. entre projectos para desenvolver mais aplicações, o jovem já está a criar a sua própria empresa, que se denominará carrotcorp.

o ‘pequeno génio’ de thomaz suarez terá assim o seu nome inscrito no histórico de oradores, ao lado de pensadores responsáveis por algumas das ideias mais originais, vanguardistas e inovadoras para a actualidade e futuro do planeta.

mas, quantos deles se poderão gabar de constar na lista de oradores do ted aos 12 anos? aqui, arriscamo-nos a dizer que nenhum. tal poderá ser explicado pela evolução da tecnologia e dos meios ao longo dos anos, algo que suarez até deixou escapar durante o seu discurso: «hoje em dia, os alunos sabem um pouco mais que os professores graças à tecnologia».

a timidez dos seus 12 anos fizeram soltar um ‘sorry – desculpa’ face aos risos soltados pela plateia. mas estará thomas suarez muito longe da realidade?

diogo.pombo@sol.pt