Espanha escolhe: Rubalcaba ou Rajoy

O próximo chefe de Governo espanhol, independentemente de quem vencer as eleições que se realizam hoje, terá barba, facto que se regista pela primeira vez desde 1922.

quer vença o psoe (alfredo pérez rubalcaba), quer vença o pp (mariano rajoy), o palácio da moncloa terá também o seu inquilino mais velho de sempre, na tomada de posse, 60 anos no caso do candidato socialista, 55 anos no caso do candidato conservador.

as coincidências entre os dois candidatos alargam-se ao próprio currículo: ambos foram ministros da educação, do interior, vice-presidentes e porta-voz do governo.

e até nos hobbies: fumam charutos e são os dois adeptos do real madrid.

regressando às barbas dos candidatos. quando o novo chefe do governo espanhol tomar posse será o primeiro com barba, no caso de espanha, desde josé sanchéz guerra, em 1922.

há mais de 50 anos que nenhum país ocidental tem um líder com barba e nos estados unidos, por exemplo, o mais recente foi em 1881, quando governou james garlfiedl.

ainda que rajoy tenha mais experiência na administração que rubalcaba – trabalhou no governo local, no regional e no nacional – os dois candidatos ocuparam praticamente os mesmos cargos.

ministros da educação, ministros do interior e até vice-presidentes e porta-vozes dos respectivos chefes de governo, josé maria aznar no caso de rajoy e josé luis rodríguez zapatero no caso de rubalcaba.

outras das coincidências entre os dois líderes é o facto de ambos merecerem notas negativas da parte dos eleitores: 4,5 em 10 valores, dados pela média dos inquiridos na sondagem feita pelo centro de investigações sociológicas (cis) que marcou o início da campanha.

rubalcaba é o mais velho dos dois, mas, ganhe quem ganhar, espanha terá o presidente do governo mais velho da democracia, mesmo contando com leopoldo calvo sotelo, que tomou posse em 1981 quase a cumprir os 56 anos.

lusa/sol