jogo de decisões para o fc porto. os ‘dragões’ chegaram à ucrânia sabendo que apenas uma vitória mantinha a equipa na corrida pela passagem aos oitavos de final da liga dos campeões.
pela frente esteve um shakthar donetsk já arredado da possibilidade de seguir em frente na ‘champions’, mas que ainda lutava pelo apuramento para a liga europa. o fc porto enfrentava no frio de leste a única equipa que até agora tinha conseguido derrotar na caminhada europeia desta época.
o primeiro aviso da partida. logo aos quatro minutos, álvaro pereira cruzou para a área onde hulk conseguiu dominar com o peito e desviar a bola do guarda-redes, olexandr rybka, mas rakitsky acabaria por desviar a bola do caminho das redes.
a primeira parte do encontro disputou-se a um ritmo acelerado, com os ucranianos com um rápido ímpeto atacante que lhes permitiu criar três boas oportunidades de golo nos primeiros 30 minutos. na última e mais perigosa, luiz adriano conseguiu fugir à marcação de rolando e rematou rasteiro ao poste da baliza de hélton.
o último quarto de hora assistiu a um maior equilíbrio entre ambas as equipas, com o encontro a ser pautado por mais disputas de bola a meio campo, interrompidas por algumas arrancadas de hulk que não surtiram efeitos práticos na área ucraniana.
no outro encontro do grupo, o apoel nicósia garantiu um histórico e inédito apuramento para os oitavos de final da liga dos campeões, assegurando igualmente a liderança do grupo com o nulo conseguido em são petersburgo, diante do zenit de danny e bruno alves.
segunda parte assente em hulk
se as equipas sairam para o intervalo assentes no equilíbrio, nos derradeiros 45 minutos os ‘dragões’ depositaram as suas investidas atacantes quase unicamente em hulk.
o shakthar tinham que vencer para ainda conseguir lutar pelo terceiro lugar e acesso à liga europa e, como tal, subiu no terreno e encostou mais o fc porto à sua área. os ‘dragões’ remetiam-se mais à defesa, fechando os espaços atrás e para depois, em posse de bola, lançar hulk em contra-ataques.
o avançado brasileiro viu-se assim, por diversas vezes, desamcopanhado na frente, e os seus esforços para cruzar acabavam quase sempre nos pés adversários, face ao atraso dos seus companheiros em subir no terreno.
hélton e poste salvam
entre os fogachos de hulk que a defesa ucraniana ia conseguindo anular, o shakthar procurava trocar a bola próximo da área portuguesa. até que, aos 72 minutos, surgiu a maior ameaça: dois desvios enviaram um remate de fernandinho ao poste, primeiro em rolando, e depois nas mãos de hélton, que conseguiu uma grande defesa seguido de um instintivo pontapé que enviou a bola para canto, quando já tinha um avançado ucraniano muito próximo para fazer a recarga.
seis minutos depois, hulk gelou ainda mais as frias bancadas em donetsk. joão moutinho desmarcou com um belo passe o brasileiro, que rematou com o pé direito à saída de rybka.
o fc porto quase que sentenciava a partida, e os ucranianos quebraram nítidamente. já em cima dos 90 minutos, os ‘dragões’ marcariam mesmo o segundo, ou melhor, rat marcou um auto-golo, desviando um remate de maicon já dentro da área.
a vitória arrancada na ucrânia garante a liga europa ao ‘dragão’ que, em paralelo, leva a decisão da continuidade na ‘champions’ para o seu estádio onde, a 6 de dezembro, só uma vitória vai garantir a passagem aos oitavos de final para os comandados de vítor pereira.
o treinador portista que, assim, alcança um resultado positivo após o desaire em coimbra, que motivaram vários rumores que já davam conta da sua iminente demissão do cargo.
(notícia actualizada às 21h58.)