Que mesada?

O nosso filho tem 15 anos. Lamenta-se dizendo que lhe damos pouco dinheiro na mesada, alegando que algumas vezes tem de ficar em casa porque não tem dinheiro, enquanto os amigos saem para se divertirem. Insiste para que lhe aumentemos a quantia. O que devemos fazer? – Alice dos Santos

ter uma mesada para pequenas despesas e para conviver com os amigos ganha especial importância na adolescência. a quantia de dinheiro que lhes é dada está directamente relacionada com o poder de compra familiar. o consumo do adolescente será proporcional à capacidade económica que lhe seja dada. dispor de muito dinheiro não é benéfico para os jovens. a tendência será a de gastar, quando na realidade deveria aprender a economizar. assim, os pais devem também colocar os filhos a par do orçamento familiar. habitualmente, os filhos não se dão conta de que os pais têm dificuldades económicas.

a sua posição face à quantia de dinheiro que o seu filho pode ter mensalmente deverá reger-se pelos seguintes factores: idade (à medida que for ficando mais velho, poderá disponibilizar-lhe uma quantia maior) e pelas despesas que pode ter.

será igualmente importante acordar com o seu filho que tipo de despesas irá cobrir a sua mesada e orientá-lo na utilização que faz do dinheiro. se gasta tudo em pouco tempo e não lhe resta nada para sair com os amigos, não lhe deve dar mais do que a quantia acordada e ficará em casa sem sair. desta forma, irá aprender a gerir o dinheiro e a estabelecer prioridades nas despesas.

envie as suas dúvidas para: cfigueiredo@puzzleducacional.com