ter uma mesada para pequenas despesas e para conviver com os amigos ganha especial importância na adolescência. a quantia de dinheiro que lhes é dada está directamente relacionada com o poder de compra familiar. o consumo do adolescente será proporcional à capacidade económica que lhe seja dada. dispor de muito dinheiro não é benéfico para os jovens. a tendência será a de gastar, quando na realidade deveria aprender a economizar. assim, os pais devem também colocar os filhos a par do orçamento familiar. habitualmente, os filhos não se dão conta de que os pais têm dificuldades económicas.
a sua posição face à quantia de dinheiro que o seu filho pode ter mensalmente deverá reger-se pelos seguintes factores: idade (à medida que for ficando mais velho, poderá disponibilizar-lhe uma quantia maior) e pelas despesas que pode ter.
será igualmente importante acordar com o seu filho que tipo de despesas irá cobrir a sua mesada e orientá-lo na utilização que faz do dinheiro. se gasta tudo em pouco tempo e não lhe resta nada para sair com os amigos, não lhe deve dar mais do que a quantia acordada e ficará em casa sem sair. desta forma, irá aprender a gerir o dinheiro e a estabelecer prioridades nas despesas.
envie as suas dúvidas para: cfigueiredo@puzzleducacional.com
