o fc porto chega à derradeira jornada da fase de grupos da liga dos campeões a depender apenas de si para assegurar a qualificação que, contudo, apenas chegará com a conquista dos três pontos. pela frente estará o zenit, actualmente no segundo lugar do grupo g com um ponto de vantagem sobre os ‘dragões’.
uma conjugação de resultados poderá ainda atirar qualquer uma das equipas para a liderança final do grupo. em caso de vitória, tanto o fc porto como o zenit poderão terminar na primeira posição, à frente do apoel, caso os cipriotas saiam de donetsk com uma derrota frente ao shakthar.
aos ‘dragões’ interessa apenas uma vitória, que além do avanço na competição permitirá igualmente vingar o resultado da segunda jornada, quando começou a titubear na sua caminhada europeia ao perder por 3-1, com um dos golos apontados pelo português danny.
um golo que, na antevisão da partida de hoje, causou uma guerra de palavras entre vítor pereira, treinador dos ‘dragões’, e luciano spalletti, seu homólogo do zenit, quando ambos abordaram a celebração protagonizada pelo português, que imitou um cão a urinar logo após marcar o terceiro golo da sua equipa.
antes da guerra de palavras, a justificação. danny explicou que a celebração prendeu-se com um pedido dos seus filhos, algo que vítor pereira desvalorizou, preferindo antes dizer que «não [achou] natural ou espontâneo» o festejo do internacional português.
do lado russo, o técnico italiano defendeu o seu jogador ao definir como «estranho» o facto de o assunto ter voltado a ser discutido antes do encontro de hoje, e as críticas apontaram directamente para vítor pereira. «acho estranho um treinador de tão alta qualidade e de uma equipa como o fc porto, não conheça o danny. posso explicar como ele é, se for preciso», atirou.
entre provocações e troca de palavras estará a partida desta noite (19h45, rtp1), onde os ‘dragões’ decidem o rumo da sua caminhada europeia: continuação na ‘champions’ ou a despromoção para a liga europa, competição que conquistou na época passada.
o mesmo destino poderão ter os russos, e o resultado desta noite ditará a sentença.