gestos, tiques e maneirismos a combinar com o futebol? não propriamente, mas antes com alguns dos principais intérpretes que no sábado estarão no santiago bernabéu, em madrid. as conclusões retiradas valem o que valem e, no fundo, servirão sobretudo para apimentar ainda mais o clássico.
tudo pois as comparações pautam-se precisamente nas rivalidades que por si só já existiam. ou seja, entre cristiano ronaldo e lionel messi, a par de josé mourinho com pep guardiola.
começando por que estará a correr sobre o relvado. o diário as destacou um estudo realizado por uma empresa de assessoria de imprensa às intervenções públicas dos visados para retirar algumas conclusões que, claro, contribuem para os distinguir.
[youtube:cduyrj43tnw]
cristiano ronaldo é encarado como tendo «uma grande confiança em si mesmo», a par de «uma cerca artificialidade e indiferença». lionel messi, por seu turno, «é mais tímido e intranquilo», algo que, até hoje, não se reflecte em campo. o argentino, de acordo com as conclusões, tenta contornar esta sua faceta com «uma certa empatia com o seu interlocutor [leia-se, jornalistas], ao sorrir do princípio ao fim de cada intervenção».
[youtube:zbimqlhd2ui]
e como são atingidas estas conclusões? por via de análises aos gestos, feições da cara ou pequenos tiques que para os especialistas deixam soltar uma variedade de sentimentos.
mourinho «autêntico» e um guardiola prudente
explicações à parte, chegam as conclusões retiradas dos maestros que orientam os dois gigantes do futebol espanhol. com o estudo a ser baseado nas intervenções e conferências de imprensa de ambos, aponta para algo que ajudou a lançar a carreira do treinador português, graças aos seus discursos mordazes, irónicos e sarcásticos.
algo que foi destacado pelo estudo, que segundo o diário espanhol refere que josé mourinho «é mais autêntico e natural que guardiola», treinador dos ‘blaugrana’ que «mede e limita muitos mais os seus gestos e palavras». e, na mesma linha de messi, o técnico procura «criar uma empatia», a par de tentar «manter sempre o contacto visual».
as conclusões pouco interessarão onde as partidas e a história se escrevem – no relvado, onde este sábado, 10 de dezembro, os dois rivais do futebol espanhol se voltam a encontrar desde a tumultuosa final da super taça de espanha, em agosto, conquistada pelo barcelona.
por esta altura, os ‘merengues’ lideram a liga e vão numa série de 14 vitórias consecutivas e, pela primeira vez, mourinho e cristiano ronaldo enfrentam guardiola e messi com vantagem na classificação.