o benfica entrava em campo sabendo que uma vitória sobre os romenos garantiria a liderança do grupo e, sobretudo, o evitar de alguns gigantes do futebol europeu nos oitavos de final da liga dos campeões – real madrid, barcelona, bayern de munique, inter de milão, chelsea e arsenal.
com a importância do confronto em mente e, quiçá, sabendo também a fragilidade da oposição que o otelul apresentava, os ‘encarnados’ começaram o encontro a mostrarem vontade de decidir cedo o resultado.
as constantes trocas de bola, mudanças de flanco e saídas para o ataque era todas tentadas com a máxima velocidade, algo que viria a dar frutos logo aos 7 minutos, quando witsel atirou com um passe gaitán para a área romena, onde cruzou rasteiro para cardozo encostar ao segundo poste. quinta assistência do argentino na ‘champions’.
estava quebrada a defensiva do otelul, e o benfica poderia aproveitar o ímpeto para partir rumo a um resultado mais largo e confortável. porém, o que se viu depois foi uma equipa mais cautelosa e pausada no ritmo de jogo, porventura sentido já a liderança do grupo. algo que poderá ter sido reforçado com notícias vindas do banco, quando o basileia inaugurou o marcador na suíça frente ao manchester united.
os ‘encarnados’ controlavam uma posse de bola prudente, mas causando perigo sempre que aceleravam. mas o otelul aproveitou o abrandamento e chegou a assustar, obrigando artur a resolver aos 34 minutos, quando saiu aos pés de paraschiv e desviou o remate.
nada de novo na segunda metade
os restantes 45 minutos reforçaram a faceta do benfica no encontro: segurar a vantagem para garantir o primeiro lugar.
apesar de ter criado mais lances de perigo, os comandados de jorge jesus não evidenciavam a mesma velocidade, chegando à baliza adversária graças às fragilidades romenas no momento de defender. cardozo tentava mas ouvia assobios, e javi garcía rematou a rasar o poste aos 62 minutos.
a partida ia acordando com os raides de nolito, que entretanto substituíra bruno césar, e por duas vezes os remates do espanhol passaram perto da baliza romena, aos 74 e 77 minutos.
a maior novidade veio já perto do final da partida, quando ecoou a notícia do segundo golo do basileia frente aos ‘red devils’, que quase certificava um benfica líder no final da fase de grupos da prova.
o apito final tal confirmaria. o benfica está nos oitavos de final da liga dos campeões e ficará a conhecer o seu adversário a 16 de dezembro, data do sorteio da uefa.
para trás fica uma prestação consistente na fase de grupos, onde o empate em old trafford e a vitória na suíça sobre o basileia cimentaram a caminhada europeia dos ‘encarnados’, que continua a seguir sem derrotas.