até ao dia 12 de dezembro, nos 22 mil metros quadrados do complexo rai, em amesterdão, ocupados pela millionaire fair, estarão expostos automóveis, jactos privados, helicópteros, relógios, jóias, design de mobiliário, alta costura, produtos de beleza, entre outros. em comum? o facto de serem peças pensadas para mercados de elite, onde o preço não interessa.
uma das peças que têm dado nas vistas é feita em portugal: o millionaire cofre, da boca do lobo, com o valor de 2,3 milhões de euros. «esta peça estava já na nossa caixa de segredos, no entanto esta foi a grande oportunidade de a realizar e de a exibir num sítio à altura. um cofre para uma feira de milionários trazia um tom mais ‘divertido’ do que qualquer outra tipologia de peça de mobiliário. foi também uma homenagem à luxúria e excentricidade, uma vez que a millionaire celebra o seu décimo aniversário. o design studio da boca do lobo viajou até ao século xix para criar esta peça que, dizem, assistiu ao aumento dos assaltos a bancos após a febre do ouro de 1849, mantendo-se inviolável a sucessivas tentativas de arrombamento, mas ficando deformada para sempre», revela ana gomes, do gabinete de imprensa da marca.
a millionaire fair nasceu em amesterdão no ano de 2002 e, logo no ano seguinte, quadruplicou o tamanho e número de visitantes, tendo-se afirmado como líder dos eventos de luxo. é a feira dos sonhos mais loucos, onde os milionários e as estrelas de hollywood como brooke shields, anna kournikova e _elizabeth hurley – que inauguraram a edição anterior –, podem comprar praticamente tudo o que lhes apetecer. o valor da entrada é entre os 35 e os 75 euros e é exigido dress code apropriado para entrar – aos homens é pedido smoking e às mulheres vestido de noite. na edição anterior da feira estiveram presentes 53 mil visitantes que conheceram as diferentes propostas, assistiram a desfiles de moda, estiveram em jantares, cocktails e festas onde o denominador comum foi sempre o mesmo: o luxo.
segundo ana gomes, da boca do lobo, é a diferença que torna a presença nesta feira tão importante: «normalmente estamos em eventos dirigidos não ao público final mas a designers de interiores e arquitectos. na millionaire é diferente, vamos estar entre excêntricos, milionários, estrelas de hollywood, apreciadores de arte. foi uma grande alegria receber este convite e as expectativas estão altas, vamos estar ao lado das maiores marcas do mundo». uma opinião partilhada pela munna, a outra marca de mobiliário portuguesa convidada por um painel de curadores a marcar presença na feira e que apresenta na feira a poltrona heritage revisited, cujas costas são revestidas a filigrana e que custa 38 mil euros. «é um evento onde se encontram alguns dos maiores nomes do mundo do design, e o facto de termos sido escolhidos é uma honra e óptima oportunidade para divulgar a marca. permite-nos elevar o conceito de design a peça de galeria, bem como abrir a porta para projectos como iates, hotéis de charme e palácios, um nicho de mercado que não se sente afectado pela crise», explica andreia magalhães, responsável de comunicação da marca que se orgulha de ter vendido um sofá a david byrne, vocalista dos talking heads.
o design de mobiliário português atravessa um momento saudável. várias marcas têm exportado as suas criações e recebido distinções em todo o mundo. curiosamente, as duas marcas presentes nesta millionaire fair têm em comum o facto de reinterpretarem as tradições portuguesas. «desde o início da aventura boca do lobo que os olhares estavam no mundo, mas também no país. a ideia era pegar nos artesãos e no know-how que portugal tem a trabalhar madeira, azulejo, metais, vidro e outros materiais e levá-los a todo o mundo. a primeira presença internacional foi em londres, onde despertámos atenções ao vender uma peça a um conhecido apresentador da bbc». actualmente a boca do lobo está presente no reino unido, frança, holanda, alemanha, dinamarca, eua, áfrica do sul, líbano, qatar, dubai, entre outros países. «exportar e internacionalizar são as palavras de ordem», confirma andreia magalhães, da munna. «neste momento exportamos para 32 países, entre os quais reino unido, arábia saudita, frança e suíça. em 2011 vendemos cerca de 450 peças, o que representa um crescimento de quase 1000% em relação a 2010. e sempre que participamos numa feira a procura aumenta significativamente». no caso da millionaire fair, a procura não tem limites de orçamento. ainda antes de a feira começar, a boca do lobo já tinha uma encomenda do cofre de 2,3 milhões de euros: «veio de hong kong. mas muitos outros curiosos nos têm contactado dos quatro cantos do mundo».
raquel.carrilho@sol.pt