‘Leões’ poupados saem de Roma com derrota (2-0)

Um ‘leão’ de reserva foi esta quarta-feira derrotado pela Lazio, a quem apenas uma vitória interessava. Os italianos venceram por dois golos sem resposta, e não enfrentaram grandes dificuldades frente a um Sporting, já líder e qualificado, que fez da poupança o mote da partida em Roma.

apurado que estava já para os 16-avos de final da liga europa, o sporting apresentou-se no olímpico de roma com um onze inicial de recurso, repleto de jogadores que disputaram poucos minutos neste primeiro terço de época. por outro lado, aos italianos da lazio apenas uma vitória garantiria a permanência na competição.

domingos paciência voltou a atirar o jovem tiago llori para o centro da defesa, ao lado de onyewu, colocando a braçadeira de capitão em andré santos, acompanhado no meio campo pelo habitual schaars e por andré martins. no ataque, diego rubio estreou-se a titular, ladeado por bojinov e carrillo.

e os ‘leões’ de segunda tremeram na fase inicial da partida, face ao forte início da lazio. mas com o passar dos minutos, o sporting foi equilibrando as operações, quando passou a ter durante mais tempo a posse de bola. porém, eram os romanos que iam beneficiando das melhores oportunidades para marcar.

aos 25 minutos, sculli conseguiu sentar marcelo boeck (hoje na baliza portuguesa), mas onyewu cortou a jogada quando o italiano tentou um passe para kozac, que se encontrava em melhor posição para rematar. mas, já em cima do intervalo, aos 42 minutos, o polaco não desperdiçou a oportunidade de marca, e cabeceou para o fundo da baliza, após cruzamento de ledesma.

golo a fechar e abrir

o intervalo não trouxe vantagens ao sporting e manteve antes a mesma toada com que tinha terminado os primeiros 45 minutos: com um golo sofrido. aos 55 minutos, sculli aumentou a vantagem italiana, ao aproveitar uma falha de marcação dos centrais leoninos para aparecer isolado na frente de marcelo boeck.

os ‘leões’ continuaram assim a sofrer os efeitos do aparente relaxamento, fruto da garantida liderança do grupo, e a lazio aproveitava para alargar a vantagem. a partir daqui o encontro abrandou ainda mais o seu ritmo, com os romanos a contentarem-se com o resultado e o sporting sem capacidade para incomodar os italianos.

a ronda os 70 minutos ouviu-se novo festejo nas bancadas, com as notícias do golo suíço frente ao vaslui, que melhorava as perspectivas italianas para seguir em frente na liga europa.

até ao final, o sporting foi dominando a posse de bola perante o comodismo dos italianos, que descansavam já sobre a quase garantida qualificação. nos derradeiros dez minutos, os ‘leões’ poderiam mesmo ter chegado ao empate, se bojinov e pereirinha tivesse aproveitado as suas respectivas oportunidades para marcar.

os ‘leões’ foram assim a roma cumprir calendário e despedem-se da fase de grupos da liga europa com uma derrota, a segunda registada na competição – a primeira na roménia, também já com a equipa apurada.

diogo.pombo@sol.pt