corta-se o pacote pela ‘costura’ para revelar a parte brilhante prateada, depois alisa-se e lava-se com água e sabão, deixa-se secar ao ar e fica pronto para embrulhar com umas fitas.
a ideia das batatas fritas é tão original que a artista manuela são simão resolveu aplicá-la nos seus workshops para crianças. «nunca me tinha lembrado disso, mas é uma dica fantástica para reciclar», diz.
a artista aproveita também os papéis de embrulho dos anos anteriores. «quando têm alguma parte que está inutilizável recorto pormenores». faz o mesmo com «os sacos das lojas» para colar num papel menos nobre, «como os que se usam para embrulhar nas drogarias», criando assim um padrão novo.
fazer um embrulho de raiz é uma forma de poupar dinheiro no papel, mas também de personalizar o presente. outra ideia ecológica é usar amendoins com casca ou pipocas para ‘aconchegar’ aquelas lembranças frágeis ou que têm formas mais irregulares. basta colocá-las na caixa do embrulho, em vez de usar as habituais bolhas de plástico ou esferovite.
para quem preferir usar um saco, por exemplo, daqueles de papel pardo, em vez de uma caixa, pode colocar-se um botão em cada extremidade e enrolar uma fita entre os dois botões para enfeitar. pode também improvisar-se um carimbo com uma rolha de cortiça e criar motivos em qualquer papel.
as ideias de reciclagem para o natal não se ficam por aqui: a árvore e a própria mesa de natal podem ser decoradas seguindo a máxima ‘reaproveitar’.
usar post-its coloridos que já não sejam necessários, mesmo que tenham recados escritos, para colocar na árvore é uma das propostas de manuela são simão: «basta pôr por cima dos ramos». também se pode decorar a árvore com bolas recortadas de um rolo de papel de parede.
para quem preferir uma decoração mais orgânica, usando pinhas, pode fazer-se com que pareça que acabou de nevar – dá-se umas pinceladas de clara de ovo nas pontas da pinha e depois polvilha-se com açúcar. deixa-se secar durante pelo menos quatro horas e ficam prontas para pendurar.
à mesa, que tal um ramo de pinheiro verdadeiro colocado numa taça grande de vidro com um vela ao centro?! tão simples.