vídeo: os golos da vitória ‘blaugrana’.
o barcelona vincou a sua superioridade bem cedo na partida. apesar do santos optar por um início pressionante, com a equipa a subir no terreno para tentar bloquear as saídas para o ataque do adversário, os catalães souberam contrariar a tentativa brasileira, que acabou por não passar disso mesmo.
após os minutos iniciais de disfarçado equilíbrio, o santos acabou por vacilar. aos 17 minutos, lionel messi inaugurou o marcador ao concluir uma troca de passes com xavi. o internacional argentino entrou na área brasileira e picou a bola à saída do guarda-redes rafael. mais que o golo, destaque para o domínio de xavi, de calcanhar, na jogada que antecedeu a finalização de messi.
cinco minutos volvidos e seria a vez de xavi rubricar o seu nome na história da final. o internacional espanhol respondeu a um cruzamento de daniel alves para rematar forte à entrada da área.
a vantagem de dois golos não esmoreceu o ímpeto dos ‘blaugrana’, que continuaram a dominar a posse de bola – acabariam a primeira parte com mais de 70 por cento -, e a circular a bola próximos da baliza do santos. aos 29 minutos, cèsc fabregas atirou ao poste e, em cima do intervalo, marcaria mesmo após uma defesa incompleta de rafael.
a segunda parte decresceu no número de golo mas não no domínio ‘blaugrana’. ao longo dos segundos 45 minutos, mais iminente esteve o quarto golo do barcelona do que a redução da desvantagem por parte do santos. neymar ia sendo ofuscado pelas sucessivas trocas de passes dos catalães, que materializava o seu domínio com oportunidades que ia desperdiçando.
o quarto golo do barcelona surgiria apenas aos 82 minutos, por lionel messi, já depois de bolas no poste (daniel alves) e jogadas que uniam as bancadas do estádio em aplausos.
os ‘blaugrana’ elevam-se agora com um título à condição que há muito e muitos defendem no mundo futebol: a melhor equipa do mundo. o barcelona foi ao japão conquistar o 13.º título da era de três anos com pep guardiola aos comandos do clube. o santos acaba como vice-campeão mas, como lembrou neymar, terminou a «aprender».