Drama do avesso

Em tempos de crise, a televisão pode tornar-se inspiradora. Do outro lado dos infinitos espaços de informação em que a economia é escalpelizada repetidamente, há coisas com doses iguais de absurdo e de irresistível apelo como Extreme Couponing.

no mesmo canal, o tlc, que nos mostra programas tão excitantes como as mulheres-polícia do concelho de maricopa, extreme couponing é aquele tipo de reality show que se acha disparatado mas do qual não se consegue descolar os olhos. a ideia é simples: uma equipa acompanha donas de casa norte-americanas que fazem dos cupões para descontos nas compras de supermercado uma aventura de vida ou morte. mulheres que adquirem produtos no valor de 700 euros e, depois de contabilizados todos os cupões, pagam exorbitâncias na ordem dos dois euros. qualquer poupança abaixo dos 90% é considerada uma derrota pessoal.

mesmo deste lado do ecrã dá para sentir a adrenalina que vai naquela gente, que acumula cupões de descontos com uma obsessão diária, tem tudo rigorosamente organizado por pastas e planeia em detalhe cada investida no supermercado. o que se segue, tratado em televisão como se estivéssemos a presenciar a cena do chuveiro do psico de hitchcock, vai em crescendo de suspense até à chegada à caixa registadora e à passagem dos cupões, um a um, sendo que há sempre problemas que apenas atrasam o desenlace e em que, regra geral, o resultado é de deixar qualquer um de queixo caído.

o tlc dá a tudo isto uma pincelada de leveza e excitação, mas o que corre em fundo é, muitas vezes, uma luta pela sobrevivência, por uma poupança vital em termos de economia doméstica. ou como nos dias de hoje tudo pode ser entretenimento. e não há situação potencialmente dramática que não possa ser virada do avesso quando encolhida para o pequeno ecrã.