‘Messi é melhor que Pelé e Maradona’, quem o diz agora?

Elogios a Lionel Messi e Maradona já não são novidade. Hoje em dia, dar destaque a palavras em prol do desempenho do argentino e da equipa catalão dependem da qualidade do autor que as profere. Desta feita, foi o mais titulado treinador albi-celeste, Carlos Bianchi, a assumir com certezas que ‘La Pulga’ «é melhor de…

a final do mundial de clubes, no domingo, apenas contribuiu para reforçar a tendência elogiosa para o barcelona e lionel messi. o histórico treinador argentino alinhou na onda, e fez por escrever uma sentença que muitos defendem como a mais justa no mundo do futebol: o barça reúne a melhor equipa e o melhor jogador de sempre.

face à sua nacionalidade, poderá suspeitar-se da opinião de bianchi. mas o argentino responde com a assertividade das suas palavras: «há uns dias perguntaram-se quem considerava ser o melhor de sempre, pelé ou maradona e, com respeito que ambos merecem, contestei que neste momento vejo messi superior a todos».

vídeo: a entrevista mais estranha da vida de messi.

a avaliação de bianchi chegou na coluna de opinião que assina na espn. as suas palavras foram reforçando a sua ideia, quando defendeu que «a cada semana que passa, ou até várias vezes por semana, [messi] vai provando ser capaz de fazer coisa que nunca ninguém fez na história do futebol».

de messi ao barcelona, os elogios são transversais. para o técnico sul-americano, a equipa catalã «é uma maquinaria quase perfeita de jogar futebol», que marca golos «para todos os gostos» e preserva um fio de jogo que, face à diferença que vinca em relação aos seus adversários, «faz parecer que ninguém tem vontade de os derrotar».

o sol destacou as palavras de bianchi, e caberá aos leitores atribuírem, ou não, importância. porventura ajudará lembrar alguns dados do curriculum do argentino: é o 13.º melhor goleador da história do futebol, sendo o mais titulado treinador argentino, com 15 troféus conquistados ao serviço do boca juniors e vélez sarsfield.

por enquanto, ainda leva vantagem quando comparado com pep guardiola, treinador dos ‘blaugrana’ que ‘apenas’ vai nos 13.º títulos. a notícia poderia assim terminar, mas seria errado deixar dois dados de parte: guardiola alcançou os seus títulos em três anos e após participar em 16 provas.

diogo.pombo@sol.pt