Mecânicos com ‘fatia’ na privatização da TAP

Acordo vem de 2000 e foi renovado em 2005 com a actual gestão. 900 técnicos de manutenção aérea vão discutir a sua posição sobre o assunto. Venda da empresa atrasa novamente

os técnicos de manutenção aérea, tal como os pilotos, também assinaram um acordo com a administração da tap para ficarem com uma ‘fatia’ do capital na altura da privatização. o documento, assinado a 22 de agosto de 2000 pelo sindicato dos técnicos de manutenção de aeronaves (sitema) e pela gestão de então, «assegura a participação dos técnicos de manutenção aérea no capital social da empresa no âmbito da eventual privatização», segundo o texto do acordo, que foi renovado, em 2005, já com a actual administração, liderada por fernando pinto.

«os trabalhadores poderão participar no capital social, em contrapartida de créditos resultantes de ganhos de produtividade efectivamente obtidos e atribuíveis à sua prestação de trabalho», lê-se no documento, que esclarece que «estes créditos são fixados no quadro da negociação laboral, sendo utilizáveis exclusivamente para a referida conversão em capital».

o sol apurou que a gestão da tap está atenta às consequências deste acordo. segundo fontes ligadas ao processo, o protocolo não deverá garantir «mais de 10%» do total da empresa aos técnicos de manutenção aérea.

os acordos efectuados entre os sindicatos e a administração da tap entraram na agenda depois de o sindicato dos pilotos de aviação civil ter alertado que tinha assinado um protocolo com a administração da tap, em 1999, que neste momento lhes deverá garantir 400 milhões de euros na privatização, devido a ganhos de competitividade não retribuídos desde então.

o acordo assinado continua ‘escondido’. o sol já efectuou diversos pedidos para aceder ao documento, mas a transportadora aérea não o disponibilizou.

este precedente levou o governo, nas reuniões que tem efectuado com a administração para preparar a venda da empresa, a pedir a fernando pinto informação sobre os demais acordos do género existentes. mas não são esperadas mais ‘surpresas’.

«ainda vamos discutir a nossa posição sobre este acordo», disse ao sol óscar antunes, presidente do sitema.

privatização atrasada

a venda da tap deslizou novamente. o processo, que o governo previa inicialmente fechar este ano e depois no início de 2012, apenas deverá estar concluído apenas no final do próximo ano, de acordo com o fmi.

também a escolha dos assessores jurídicos e financeiros para a operação não foi efectuada em novembro. tudo ganhará outra dinâmica «após a venda da edp e da ren», garante fonte ligada ao processo.

neste momento há cinco interessados na tap, segundo disse, em entrevista ao sol, o secretário de estado dos transportes.

frederico.pinheiro@sol.pt