Ajax quer imitar Fenerbahce e encher estádio só com mulheres e crianças

O potencial de um exemplo mede-se logo pelo sucesso que inicialmente consegue alcançar. As mais de 40 mil mulheres e crianças que, em Setembro, encheram o estádio do Fenerbahce face à proibição de entrada a homens, poderão agora ver o seu exemplo ser seguido mais a ocidente, pelo Ajax. E uma suspensão voltou a proporcionar…

a vontade, porém, ainda não passa de uma sugestão. o ajax terá que esperar pela decisão final da federação holandesa de futebol (knvb), que já se mostrou receptível à ideia. «estamos dispostos a considerar a petição, mas já pedimos ao ajax que crie um plano sobre as condições para executar a ideia», revelou, em comunicado citado pelo diário as.

em dezembro, outra decisão do organismo delimitou que o encontro entre o clube de amesterdão e o az alkmaar fosse retomado à porta fechada, devido ao abrupto final a que chegou após um adepto invadir o campo com intenção de agredir o guarda-redes forasteiro, esteban alvarado.

além dos 30 anos que terá de ficar afastado do estádio do ajax, o adepto ainda foi pontapeado violentamente pelo guarda-redes costa-riquenho, que na sequência foi expulso pelo árbitro da partida. a expulsão indignou a equipa de alkmaar, que abandonaria o campo pouco depois por ordem do seu treinador.

mediante aprovação da knvb, a arena de amesterdão poderia encher só com mulheres e crianças para assistir aos restantes 53 minutos de futebol entre o ajax e o az alkmaar. em setembro, o fenerbahce conseguiu atrair 40 mil pessoas para as suas bancadas.

o tempo (e a knvb) o dirão se o clube holandês poderá tentar ultrapassar essa fasquia. para já, o encontro está agendado para 19 de janeiro.

recordeaquicomo as mulheres e crianças pintaram o estádio do fenerbahce em setembro.

diogo.pombo@sol.pt