na bagagem mental da viagem até leiria, o benfica sabia que uma vitória lhe permitira descolar do fc porto na liderança do campeonato, e dilatar ainda mais a vantagem para os ‘leões’ na terceira posição. e os ‘encarnados’ entraram no velho estádio da marinha grande decididos a aproveitar porta deixada aberta pelo nulo de ontem em alvalade.
a primeira oportunidade pertenceu à união de leiria, com djaniny, hoje muito isolado na frente, a ver maxi pereira negar-lhe o golo em cima da linha, logo aos 7 minutos.
o habitual e rápido ritmo de jogo foi imposto logo de início pelo benfica, que começou a recolher os frutos aos 9 minutos, um par de minutos após a ameaça leiriense, quando bruno césar recolheu um cruzamento, à entrada da área, e disparou forte para o fundo da baliza de gottardi.
a matutina vantagem não esmoreceu o ímpeto ‘encarnado’. as rápidas saídas para o ataque mantiveram-se, com os comandados de jorge jesus a procurar insistentemente tringulações junto à área leiriense para libertarem ora, cardozo, ora rodrigo. aqui, nolito e (principalmente) bruno césar, revalaram um bom acerto no passe.
segunda parte para decidir
se alguma margem de reacção tinha restado para a união de leiria, o benfica fez questão de a dissipar logo no início do segundo tempo. desta feita em contra-ataque, rodrigo desmarcou cardozo que, em corrida, atirou forte, de fora da área, e ao ângulo. o paraguaio rubricava o melhor golo da noite, o seu nono para o campeonato.
os espaços continuavam a aparecer junto à baliza dos anfitriões, e com eles aumentava o número de remates. maxi pereira e cardozo ameaçaram, antes de rodrigo fazer o seu primeiro golo, aos 73 minutos, após passe de bruno césar.
e, apenas cinco minutos volvidos, o brasileiro naturalizado espanhol faria o seu segundo, a finalizar uma jogada de contra-ataque, onde pontificaram o passe de bruno césar para maxi pereira, e o derradeiro, do uruguaio, para o golo.
a união de leiria só em iniciativas individuais se conseguia ameaçar, com djaniniy e jô como os únicos intérpretes. a entrada de rúben brígido daria mais posse de bola aos anfitriões, mas a incursão do jovem da cantera na partida pecou por tardia.
até ao desfecho, o benfica continuava a atacar e o união de leiria a aguentar. o apito final confirmaria a subida dos ‘encarnados’ à liderança isolada do campeonato, agora com dois pontos de vantagem sobre o fc porto, e com uns alargados oito sobre o sporting.
a folgada vitória permitiu igualmente a óscar cardozo igualar baba como melhor marcador do campeonato. folgada e descansada, algo que ficou ainda mais vincado com o descanso dado por jesus a pablo aimar e nico gáitán, dupla argentina que nem sequer viajou para leiria.