«em 2011, as vendas do pingo doce registaram um crescimento de 4,2%, para os 2,865 milhões de euros, para o qual contribuíram sete novas lojas», detalha a jerónimo martins em comunicado.
com 356 supermercados a nível nacional, a companhia nota que os consumidores vão mais vezes às lojas mas compram menos, o que se reflecte numa redução do ticket médio de compra, devido à crise.
«na polónia, as vendas da biedronka cresceram 24,2% em zlotys [moeda local]. os dois principais motores deste assinalável crescimento foram a evolução das vendas em termos de like for like [para o mesmo parque de lojas], para o que contribuíram o aumento de 7,1% de visitas às lojas e o crescimento de 6% do cabaz médio, assim como o elevado ritmo de abertura de lojas», continua o grupo liderado pela família soares dos santos.
pesando já 59% das vendas consolidadas da jerónimo martins, ou seja, 5,8 mil milhões de euros, o mercado polaco contava, no final do ano passado, com 1.873 pontos de venda (contra 1649, em 2010). e «a expansão da biedronka, enquanto motor de crescimento e rentabilidade do grupo, continua a principal prioridade estratégica».