a liderar surge a espanha, que vê a sua liga superar a premier league inglesa, que surge na segunda posição.
desde 2009 que a atenção mediática e amantes futebolísticos se tem virado crescentemente para a liga espanhola, o ano em que cristiano ronaldo chegou ao real madrid e apimentou ainda mais um duelo com os seus arqui-rivais, o barcelona, e deu ainda mais enfoque à sua disputa pessoal com lionel messi.
a premier league reclama a vice-liderança, com um campeonato que, graças aos milhões árabes que sustentam o manchester city, adquiriu desde a época passada mais um candidato ao título ou, no mínimo, aos lugares de acesso à liga dos campeões, a juntar-se aos já tradicionais manchester united, arsenal, chelsea e o liverpool.
a fechar o pódio aparece o campeonato brasileiro, a única competição não-europeia a surgir nos cinco primeiros classificados. o rejuvenescimento financeiro dos clubes canarinhos ajudou a aumentar a competitividade do brasileirão, um acréscimo que foi coadjuvado ainda pelo regresso de estrelas emigradas como ronaldinho, adriano ou juninho pernanmucano, aos quais se juntam promessas emergentes como neymar, ganso, lucas e danilo, recém-chegado ao fc porto.
na quarta posição entra a liga portuguesa, classificação porventura impulsionada graças à campanha nacional na última edição da liga europa, que valeu uma final inteiramente portuguesa. as exportações que, ano após ano, os três grandes protagonizam podem igualmente atestar à crescente qualidade do futebol português. as bancadas, porém, continuam despidas foram dos três ou quatro maiores palcos nacionais.
no quinto e sexto lugar estão respectivamente o campeonato francês e alemão. a liga germânica que na época passada albergou o estádio com melhor média de público na europa, o westfalenstadion, do borussia dortmund, que registou um número superior aos 80 mil adeptos.
a tabela divulgada mostra uma vez mais a queda da série a italiana, longe do estatuto que granjeou na década de 90 do passado século, prosseguindo assim a sua desvalorização aos olhos da iffhs, ao merecer apenas o sétimo posto.
a lista dos dez primeiros classificados do ranking iffhs.
1. espanha 1.194,0
2. inglaterra 1.103,0
3. brasil 889,0
4. portugal 886,0
5. frança 883,0
6. alemanha 880,0
7. itália 873,0
8. argentina 840,0
9. holanda 791,5
10. chile 741,5
pode consultar aqui a restante classificação.